Nos dias 12 e 13 de abril, a Rede Nacional Criança Não É de Rua (CNER) realiza webinários, em alusão ao Dia Internacional em Defesa das crianças e adolescentes em situação de rua, para discutir sobre a proposta metodológica para a realização do Censo Nacional, incluindo a contagem populacional e de diversidade dos habitantes em situação de vulnerabilidade social no Brasil. O encontro acontece de 14h às 16h, e as propostas serão realizadas via plataforma Zoom e transmitidas para o canal do YouTube da Rede CNER, por meio do link bit.ly/webnarioscner22.
O objetivo dos webinários é contribuir com o fortalecimento da realização do censo demográfico 2022, no que se refere, sobretudo, ao mapeamento e estratégias de inclusão da população em situação de rua a partir da ampla articulação da Rede CNER no Brasil e América Latina com organizações, fóruns e redes que trabalham de forma direta com as populações em situação de vulnerabilidade social.
No dia 12, o encontro contará com a participação de dois países da América Latina, Chile e México, que realizaram censos recentemente e compartilharão a metodologia e os desafios vivenciados durante o processo, além dos êxitos obtidos. No dia 13, representantes das capitais brasileiras farão o mesmo exercício a partir da experiência do Censo Municipal.
Fundada pela Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN), a Rede Nacional Criança Não é de Rua existe desde 2005 e tem como objetivo articular, implementar e apoiar em âmbito nacional, ações reivindicatórias e propositivas de enfrentamento à situação de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes e suas famílias, sobretudo das que vivem em situação de rua.
Cronograma do encontro
Dia 12 de abril – 14h às 16h
Dia Internacional pela Defesa de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua: Pela inclusão no Censo Demográfico Nacional
1) Abertura – (Acolhida e propósito do evento)
2) CNER – Problematização ausência dos dados, memória das incidências para a inclusão da pop rua no censo nacional.
3) IBGE – Apresentação da proposta metodológica e etapa atual para a realização do Censo Nacional.
4) Participação
5) Conhecendo as experiências de Censos na América Latina (2 experiências – 20 min Chile e México)
6) Participação
7) Considerações Finais
Dia 13 de abril – 14h às 16h
Desafios e Recomendações para a realização do Censo Nacional com a População em Situação de Rua no Brasil.
1) Abertura – Memória do dia anterior e objetivo do segundo dia
2) IBGE – A diversidade da população em situação de rua no Brasil e os limites do Censo Nacional
3) Olhar da População em Situação de Rua sobre o Censo Nacional (MNPR) (20min)
4) Debate
5) Conhecendo as experiências de Censos no Brasil (São Paulo, Salvador ou Fortaleza) 2 experiências
6) Debate
7) Considerações Finais