• Latest
  • Trending
  • All

Ricardo Eletro traz o cliente para o centro da estratégia e foca na jornada do consumidor 

19 de setembro de 2019
Aprovado e sancionado: Maranguape contará com Programa “Saúde Dez, Obesidade Zero” para enfrentar obesidade infantojuvenil

Aprovado e sancionado: Maranguape contará com Programa “Saúde Dez, Obesidade Zero” para enfrentar obesidade infantojuvenil

24 de abril de 2025
Teatro RioMar Fortaleza recebe turnê inédita “Geraldo Azevedo 80 anos”

Teatro RioMar Fortaleza recebe turnê inédita “Geraldo Azevedo 80 anos”

17 de abril de 2025
Portal Maracanet
ADVERTISEMENT
Bob’s acelera em inovação e apresenta novos produtos

Bob’s acelera em inovação e apresenta novos produtos

17 de abril de 2025
Em novo projeto audiovisual, Dorgival Dantas celebra suas Raízes com grandes nomes da música

Em novo projeto audiovisual, Dorgival Dantas celebra suas Raízes com grandes nomes da música

17 de abril de 2025
Associados do Sindialimentos aprendem sobre como a Inteligência Artificial pode otimizar os processos das empresas

Associados do Sindialimentos aprendem sobre como a Inteligência Artificial pode otimizar os processos das empresas

17 de abril de 2025
Páscoa 2025: supermercados se adaptam à demanda cada vez maior por opções nutritivas

Páscoa 2025: supermercados se adaptam à demanda cada vez maior por opções nutritivas

17 de abril de 2025
Pub 5 Elementos divulga programação para o feriadão com atrações de rock e pop rock

Pub 5 Elementos divulga programação para o feriadão com atrações de rock e pop rock

17 de abril de 2025
Dra. Emanuela Mendes à frente do Escritório Nelson Willians Advogados em Fortaleza

Dra. Emanuela Mendes à frente do Escritório Nelson Willians Advogados em Fortaleza

17 de abril de 2025
Feijoada, chope artesanal e samba animam o sábado na Cervejaria Turatti 

Feijoada, chope artesanal e samba animam o sábado na Cervejaria Turatti 

17 de abril de 2025
Gastronomia autoral da Ahau Beach eleva experiência nas areias da Praia do Futuro

Gastronomia autoral da Ahau Beach eleva experiência nas areias da Praia do Futuro

17 de abril de 2025
Muriall lança clipe da nova música “Meu Talvez” e participa de programa na TV Verdes Mares

Muriall lança clipe da nova música “Meu Talvez” e participa de programa na TV Verdes Mares

17 de abril de 2025
Além do Tradicional: sabores que celebram a Páscoa 

Além do Tradicional: sabores que celebram a Páscoa 

17 de abril de 2025
  • Sobre
  • Política de privacidade
  • Anuncie
  • Contato
sexta-feira, 23 de maio de 2025
Investe CE
  • Home
  • Editorias
    • Análise e Opinião
    • Economia e Negócios
    • Eventos
    • Política
    • Responsabilidade
No Result
View All Result
Investe CE
No Result
View All Result
Home Eventos

Ricardo Eletro traz o cliente para o centro da estratégia e foca na jornada do consumidor 

by Oswaldo Scaliotti
19 de setembro de 2019
in Eventos
0

Rede varejista aposta na unificação do online e offline para oferecer sempre a melhor experiência ao cliente, independente do canal escolhido

O mundo 4.0 não está mais dividido em online e offline. Os nativos digitais nem compreendem o que isso significa, pois tudo acontece paralelamente e de forma muito natural. Neste contexto, para que uma marca se diferencie, dialogando com seu público de interesse e estabelecendo um relacionamento forte e duradouro, desvendar a jornada do consumidor se torna não necessário, mas fundamental.

É preciso interpretar a cada minuto as necessidades de cada perfil de consumidor, descobrindo os caminhos percorridos até chegar no momento de sua conversão (checkout) e oferecer experiências primorosas.

Esse é foco da Ricardo Eletro – rede varejista com quase 500 lojas pertencente ao grupo Máquina de Vendas – para os próximos anos. “Estamos investindo fortemente para entender toda a jornada do consumidor, colocando-o como foco em todos os canais, e trabalhando a comunicação totalmente integrada, de forma coerente e alinhada com o formato de cada canal”, explica Pedro Bianchi, sócio da Starboard e presidente do Conselho de Administração do Grupo Máquina de Vendas.

Para construir esse novo momento da marca, a rede varejista elegeu o Grupo Rái – um dos maiores grupos independentes de comunicação do Brasil – para assumir a inteligência de toda a operação.

A estratégia envolve disponibilizar conteúdo aderente em todos os momentos dos potenciais consumidores, ou seja, em toda a sua jornada de compra. Além de entregar conteúdos que se baseiem não só em produtos, mas em assuntos correlacionados e que façam sentido no dia a dia dos consumidores, como por exemplo dicas de consumo consciente, receitas e dúvidas sobre a utilização dos produtos.

Para tanto, depois de uma ampla pesquisa e análise, foram traçados perfis de consumidores da Ricardo Eletro. Além disso, foi preciso entender qual a jornada, ou seja, quais os graus de consciência, consideração, compra e fidelização de cada persona. “Muito mais do que entender o perfil do consumidor, temos que entender qual o momento da vida dele”, explica Bianchi.

Conteúdos bem elaborados, aliados à uma construção forte da marca, é a melhor forma de criar conexões humanas e emocionais com o público. É preciso cativar aquele que está em busca de qualquer bem de consumo. “É por meio de estratégias como o conteúdo de qualidade, no momento e no canal certo que será possível fidelizar o cliente”, reforça Bianchi.

Parte da estratégia também está em facilitar a experiência do consumidor no universo digital, por isso, a Ricardo Eletro está reformulando o e-commerce para proporcionar uma experiência mais simples, prática e rápida.

Agora, além de comprar eletrodomésticos e eletroeletrônicos no site da Ricardo Eletro, os consumidores encontram um marketplace ativo, que possibilita a compra de produtos como móveis e colchões, favorecendo, ainda, a pesquisa pelo melhor preço. “Dessa forma, os clientes não precisaram ir a outros sites, podendo encontrar tudo que o que desejam no mesmo lugar”, completa o executivo.

Entre os destaques desse novo momento da Ricardo Eletro está o “Carnê Eletrônico”, que facilitará para quem quer comprar online, mas não quer usar cartão de crédito, opção que antes era restrita às lojas físicas. De acordo com pesquisa divulgada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), três em cada 10 brasileiros utilizam o carnê como forma de pagamento no último ano. Ainda segundo o levantamento, é a segunda opção mais utilizada, perdendo apenas para o cartão de crédito. “Estamos pensando em melhorias e facilidades para que os consumidores do Brasil todo tenham uma experiência omnichannel”, afirma Bianchi.

O mesmo acontece com as lojas físicas, que precisam estar dentro mesma linguagem e discurso dos outros canais. Mas, não só isso, na Ricardo Eletro, os processos internos foram todos unificados. Hoje, quando um produto é comprado, independente do canal, ele sai do mesmo estoque, garantindo um maior controle para a empresa e agilidade para o consumidor. Isso sem falar de novas opções que aparecem nessa unificação, como a possibilidade de compra pela internet e retirada em loja (Pick Up Store), e a criação da “Prateleira infinita”, em que o funcionário apresenta todo estoque virtual da empresa, possibilitando a retirada do produto posteriormente em loja ou com a entrega no endereço desejado.

Sobre Ricardo Eletro

Fundada no interior de Minas Gerais, em 1989, a Ricardo Eletro está hoje entre as maiores redes varejistas do Brasil. Em 30 anos de história, a gigante do varejo está presente em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal, e possui mais de 500 pontos de venda, além do e-commerce. A varejista é a principal bandeira do Grupo Máquina de Vendas, fundada em 2010 com a fusão da Ricardo Eletro e as empresas Insinuante, City Lar, Eletro Shopping e Salfer. Com mais de 80 mil produtos, que variam de eletrodomésticos e eletrônicos até itens de beleza e saúde, a empresa tem como missão oferecer produtos com o preço acessível e estar sempre próxima dos diversos perfis de consumidores. www.ricardoeletro.com.br

Tags: Ricardo Eletro
Oswaldo Scaliotti

Oswaldo Scaliotti

Oswaldo Scaliotti é jornalista formado pela UFC, MBA em Informações Econômicas e Financeiras pela FIA/BM&FBovespa e especialista em Assessoria em Comunicação pela Unifor. Foi eleito por duas vezes Melhor Profissional de Imprensa pela Apimec do Nordeste, tendo ainda conquistado vários prêmios jornalísticos nacionais, como Imprensa de Educação ao Investidor da BM&FBovespa, Prêmio BNB de Jornalismo e CDL de Jornalismo. Desde 2002, atua nos maiores jornais impressos e portais de notícias do Ceará. Contato: osnjornalista@gmail.com

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Floratta Red, clássico da perfumaria do Boticário, ganha versão mais moderna e sensual com Floratta Red Blossom

Floratta Red, clássico da perfumaria do Boticário, ganha versão mais moderna e sensual com Floratta Red Blossom

23 de fevereiro de 2023
Maracanaú ganhará primeiro Circuito de Corrida Rua em 2023

Maracanaú ganhará primeiro Circuito de Corrida Rua em 2023

16 de agosto de 2023

CONFIRA O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS LOJAS DO ASSAÍ ATACADISTA DO CEARÁ PARA O FERIADO DE FINADOS

28 de outubro de 2022

Olá, mundo!

1

O Boticário retrata a sensibilidade da adoção no Dia dos Pais

0

Quais são seus talentos?

0
Aprovado e sancionado: Maranguape contará com Programa “Saúde Dez, Obesidade Zero” para enfrentar obesidade infantojuvenil

Aprovado e sancionado: Maranguape contará com Programa “Saúde Dez, Obesidade Zero” para enfrentar obesidade infantojuvenil

24 de abril de 2025
Teatro RioMar Fortaleza recebe turnê inédita “Geraldo Azevedo 80 anos”

Teatro RioMar Fortaleza recebe turnê inédita “Geraldo Azevedo 80 anos”

17 de abril de 2025
Bob’s acelera em inovação e apresenta novos produtos

Bob’s acelera em inovação e apresenta novos produtos

17 de abril de 2025
Investe CE

Desenvolvido por Paulo Marques

Navegação

  • Sobre
  • Política de privacidade
  • Anuncie
  • Contato

Siga nosso Instagram

No Result
View All Result
  • Home

Desenvolvido por Paulo Marques

Esta página web utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar o seu consentimento para que os cookies sejam usados. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.