O Brasil ficou no 64º lugar de acordo com o índice global de inovação de 2018, embora seja um dos mais sujeitos a ameaças cibernéticas do planeta. A classificação é publicada anualmente pela Universidade Cornell, pelo INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas, traduzido do francês) e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Esse mesmo índice de inovação coloca a Suíça em primeiro lugar, quando se trata de inovação no mundo.
Em virtude disso, a Morphus realiza a partir da próxima terça-feira, 25 um ciclo de palestras em várias cidades do Brasil, a começar por Fortaleza, durante o qual se apresentarão a startup suíça Nozomi Networks, a norte americana Gartner e a cearense Morphus Labs. Será uma manhã durante a qual se discutirão, com integrantes de TI e de automação cearense, aspectos fundamentais e ameaças cibernéticas para a implementação da indústria 4.0.
A suíça Nozomi é líder em segurança cibernética industrial registrando mais de mil instalações globais. O Gartner é o mais influente instituto de apoio a pesquisa na área de TI da América Latina e a cearense Morphus Labs é reconhecida internacionalmente como descobridora de ameaças, dentre as quais a que paralisou o sistema de transporte de San Francisco (EUA) causando prejuízo milionário.
O CEO da Morphus, Rawlison Brito explica que as ameaças advindas dessas mudanças são muitas e trazem riscos de danos não apenas do ponto de vista da segurança do conhecimento. “Um incidente pode causar um acidente, ou seja, um risco humano, a exemplo do carro ou do avião autônomo cuja manipulação lógica pode resultar em tragédias físicas sobretudo dentro de contextos como carro autônomo, smart city, entre outros”, diz Brito.
Expositores
Hamilton Félix do Gartner: Abertura do evento. Risco cibernético da indústria 4.0.
Renato Marinho, Chefe de Pesquisa do Morphus Labs, Handler do SANS Internet Storm Center, Doutorando em Informática Aplicada.
Victor Pasknel, Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade de Fortaleza e pesquisador do Morphus Labs.
Ricardo Guedes da Nozomi: como fazer proteção e análise por meio de machine learning e inteligência artificial a respeito de comportamento das instalações industriais.
Serviço
Início em Fortaleza do Road Show sobre ameaças a indústria 4.0
25 de setembro de 2018
Cabana Del Primo
8:30
Para convidados