O evento tem entrada gratuita e acontece na Praça recém-reformada, localizada em frente à Faculdade de Direito e ao lado da Casa do Barão de Camocim, imóvel tombado como patrimônio histórico municipal e que recebe a edição anual da Casa Cor.
O “Conecta – Festival Artes sem Fronteiras” é promovido pelo Instituto Solaris e tem o apoio cultural da TIM, do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura (Secult) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura (Secultfor).
Gastronomia ao vivo
Além das tendas gastronômicas com comidas genuinamente cearenses, o evento também realizará, todos os dias, uma Aula Show. Para o segundo dia, o Festival apresentará, na tenda Grupo de Estudos Alencarinos, a aula: “Cai Duro Cearense”, com o chef Pedro Emílio, às 19h30. Pedro Emílio é instrutor de gastronomia do Senac Ceará desde 2009. É formado no curso de Cozinheiro do Senac Ceará, em 2004. É certificado também pela CIA (Culinary Institute of America) como ProChef I (primeira turma no Brasil).
Para a participação na Aula Show, os 20 primeiros que se inscreverem na tenda terá a oportunidade de degustar o prato feito durante a aula. Todos podem assistir, mas somente os primeiros 20 inscritos terão a chance de provar.
Mostra de Design, Moda e Artesanato
O artesanato cearense, considerado um dos mais ricos e diversificados do país, possui ampla repercussão e reconhecimento no Brasil e em outros países, seja pela qualidade dos artistas e profissionais envolvidos, seja pela beleza e criatividade de suas produções amplamente consumidas em diversos pontos de venda da capital e interior. Durante todos os cinco dias de “Conecta – Festival Artes sem Fronteiras”, a partir das 17 horas, haverá Mostra de Design, Moda e Artesanato realizada sob a curadoria do Babado Coletivo, com 50 artesãos selecionados, criadores e designers que trarão produtos de diversos gêneros e estilos.
Sobre Tom Zé
Antônio José Santana Martins, conhecido como Tom Zé, nasceu em Irará, Bahia, no dia 11 de outubro de 1936. É um compositor, cantor e arranjador brasileiro. É considerado uma das figuras mais originais da música popular brasileira, tendo participado ativamente do movimento musical conhecido como Tropicália nos anos 1960 e se tornado uma voz alternativa influente no cenário musical do Brasil. A partir da década de 1990 também passou a gozar de notoriedade internacional, especialmente devido à intervenção do músico britânico David Byrne.Tom Zé tem mais de 25 discos gravados e dezenas de interpretações de suas músicas por renomados artistas.
Sobre Erivan Produtos do Morro
Prestes a lançar o terceiro disco de sua carreira solo, Erivan Produtos do Morro apresenta ao público um novo projeto. Intitulado “Bendito Som das Quebradas” o show reúne canções autorais inéditas e versões atualizadas de suas antigas composições, que ganharam novos arranjos a partir da sua entrada no laboratório de música da escola Porto Iracema das Artes, onde recebe tutoria do renomado produtor musical, Tadeu Patolla.
Maquinas
Composto por Samuel Carvalho, Allan Dias, Gabriel de Sousa, Guilherme Lins e Roberto Borges, maquinas é influenciado por uma série de gêneros musicais, parƟndo inicialmente de muitas das sonoridades propostas pelo rock alternativo dos anos 80 e 90, além do experimentalismo e da livre improvisação, com pouca preocupação em seguir estéƟcas pré-estabelecidas.
Murmurando CE
Com o nome vindo de um clássico resultante da parceria entre Mário Rossi e Fon Fon,o Murmurando CE, que fora criado em 2006, em Fortaleza – CE, tem no seu repertório o choro como essência, influenciado por mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, entre outros.
Nazirê
A Banda Nazirê surgiu em Janeiro de 2013, na região do Cariri Cearense em um movimento de afirmação e resistência do reggae. Unindo o talento de músicos que já se conheciam em outros trabalhos musicais. Para alcançar o formato atual, três vocais femininos, criando essa particularidade que marca a identidade da banda. A Nazirê propõe no seu projeto composições ideias de amor, resistência, liberdade e positiva energia.
Conecta – Festival Artes sem Fronteiras
Data: dias 23, 24, 25, 26 e 27 de novembro
Local: Praça Clóvis Bevilacqua, em frente à Faculdade de Direito.
Horários: De 17 horas às 23 horas.
Entrada: Gratuita