A expectativa é de que os empreendimentos possam contribuir com a destinação correta desse tipo de resíduo de, em média, 300kg por ano.
Basta observar nas gavetas e caixas guardadas em casa que, certamente, você vai encontrar resíduos como pilhas, baterias de celular e de relógios, além de eletrônicos sem condições de uso. Mas afinal, onde é possível descartar tais itens, já que não devem ser colocados juntos à coleta doméstica? Propondo uma solução, somada às diversas iniciativas de sustentabilidade já implementadas nos shoppings, é que o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy contam com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para esse tipo de resíduo.
Os coletores estão localizados em diversos pontos dos shoppings. No RioMar Fortaleza, é possível encontrar recipientes para o descarte de pilhas nos corredores, além de PEVs para os demais eletrônicos nos acessos dos Mercadinhos São Luiz, Detran e no Estacionamento, Piso E1 – próximo ao Drive-thru RioMar Online. Já, no RioMar Kennedy os resíduos podem ser deixados no espaço de coleta localizado no Estacionamento, Piso E2, próximo ao elevador do Mercadão São Luiz. Importante destacar que nestes recipientes não devem ser deixados lâmpadas LED e florescentes, pois não são considerados resíduos eletrônicos.
Todo o material deixado nos PEVs é recolhido em parte pelo projeto Resíduo Tecnológico Sustentável, que recebe eletrônicos, eletrodomésticos e eletroportáteis, realiza a desmontagem, separação por categoria (metal, plástico e vidro) e comercializam para manutenção de ações sociais na Barra do Ceará. O que não pode ser reciclado é transformado em artesanato e peças artísticas que são expostas em espaços públicos e feiras, estimulando a conscientização sobre a importância de reduzir, reciclar e reutilizar.
Outra parte do resíduo é recolhida pela empresa Green Eletron – gestora de logística reversa, que também providencia o tratamento e decontaminação, separação, reciclagem e a reinserção da matéria-prima em novos processos industriais.
Com a disponibilização dos PEVs e as iniciativas parceiras, a expectativa é de que os empreendimentos possam contribuir com a destinação correta desse tipo de resíduo de, em média, 300kg por ano.
RioMar e Sustentabilidade
A atuação socioambiental está no dia a dia dos empreendimentos do Grupo JCPM e entre as práticas de destaque, estão as Centrais de Resíduos. São espaços onde acontecem a separação e a destinação de todo o material com potencial de reciclagem, gerados pelos shoppings. Só no ano de 2022, foram reciclados cerca de 879 toneladas, entre papel, papelão, plástico, vidro, ferro, alumínio, dentre outros, que resultaram, mensalmente, em renda para 21 famílias de recicladores que moram nas comunidades do entorno dos centros comerciais. As Centrais são administrados por eles, por meio de cooperativas, que ficam responsáveis pela comercialização e divisão de todo o valor arrecadado com a venda dos materiais. No RioMar Fortaleza, atua a Associação Nossa Senhora Aparecida, e no RioMar Kennedy, a Associação de Catadores de Fortaleza.
Serviço:
Shoppings RioMar contam com pontos de coleta de resíduos eletrônicos
O quê: Pilhas, baterias, eletrônicos e eletroportáteis usados. Exceto lâmpadas LED e florescentes
RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
– Estacionamento, Piso E1, ao lado do Drive-Thru RioMar Online
– Piso E1, Acesso Mercadinhos São Luiz e Acesso Detran
– Piso E2, em frente à loja Multicoisas
– Piso L1, em frente à loja RiHappy
RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Pres. Kennedy)
– Estacionamento, Piso E2, ao lado do elevador do Mercadão São Luiz
– Piso L2, em frente à loja D’Metal
– Piso L1, em frente à loja Freitas Express
Mais Informações: @riomarfortaleza ou @riomarkennedy