O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de julho com apresentação de shows, painéis, workshops, games; e concursos de Cosplay e K-pop para o público que curte a cultura geek e pop
A Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB) anuncia, nos dias 25 e 26 de julho, a realização do Sana@Live, evento 100% online e gratuito com promoção de shows, painéis com bate-papos, workshops, games; e concursos de cosplay e K-pop para o público que curte o universo da cultura geek e pop. O Sana@Live visa propiciar entretenimento e garantir a manutenção das ações sociais do Sana durante o período de pandemia e fará parte da celebração dos 20 anos do evento. Serão 20 horas de programação que integrará diferentes redes sociais: YouTube, Twitch, Twitter, Facebook e Instagram, como um grande programa de auditório que mantém a interação do público com as atrações.
“Nós somos o maior evento de cultura geek e pop do Norte e Nordeste e há uma expectativa das pessoas de participarem do Sana no mês de julho. Logo, tivemos a ideia de criarmos o Sana@Live para levarmos cultura e entretenimento ao nosso público, visando mantermos a segurança requerida pelo isolamento social. Serão vários eventos dentro de um só e teremos a mesma vibe do Sana no meio virtual, utilizando todas as redes sociais”, afirma Ricardo Busgaib, um dos diretores do evento. A iniciativa do Sana@Live surgiu após o adiamento do Sana devido à pandemia, antes marcado para julho, e agora remarcado para dezembro, com todos os protocolos de segurança sanitária necessários.
O Sana@live, sobretudo, tem forte cunho social. Durante a programação, os espectadores poderão fazer doações para ONGs escolhidas. Busgaib acrescenta que, na última edição do Sana, foram doadas quatro toneladas de alimentos para a ONG Iprede. “No período que eles mais precisam, nessa quarentena, não teremos o festival presencial em julho. Por isso, nosso principal objetivo com esse evento é a responsabilidade social”, complementa. Além disso, parte do dinheiro arrecadado será convertido em ajuda para profissionais da área de eventos, público muito afetado pela pandemia. O Sana@live também terá parceria com ONGs de proteção aos animais, criadores, petshop e órgãos públicos a fim de promover uma campanha de conscientização de adoção de animais e ajuda às ONGs. Todos os convidados do evento e influenciadores do universo geek, que participarão de forma voluntária, pedirão doações para as ONGs escolhidas.
O projeto conta ainda com uma programação voltada exclusivamente para crianças de 3 a 12 anos, o Sana Kids@live, que tem como objetivo fomentar a criatividade infantil, bem como criar um ambiente onde pais e filhos possam passar um tempo de qualidade juntos. Ocorrerá no dia 26 de julho, no domingo pela manhã, com três horas de programação com contação de histórias, mini oficinas de origami, artes e campeonato de cosplay infantil.
Um dos momentos mais esperados da programação será o dos concursos de cosplay e K-pop. Serão quatro categorias de concursos de Cosplay: infantil, personagens masculinos, personagens femininos e montagem. “A categoria montagem será feita em equipe por meio da plataforma TikToc para evitar aglomerações. Todos das suas casas”, afirma Ricardo Busgaib, diretor do Sana. Já o concurso de K-pop ocorrerá em três categorias: montagem, individual e desafio; e dois concursos de canto: o animikê – com músicas japonesas – e o noraebang, em que os participantes gravarão vídeos cantando músicas coreanas e enviarão para a produção do evento. Os editais para participação nos concursos estão disponíveis nas redes sociais do Sana.
SERVIÇO SANA@LIVE
Data: 25 e 26 de julho – 20 horas de programação
Plataformas do evento:
Youtube: SanaTV
Instagram: @sana_fcnb
Facebook: /SanaFCNB
Twitch: sanafcnb
Twitter – Sana_FCNB