E-book está disponível em plataformas na internet
A pré-candidata a Defensora Pública Geral do Estado, Sandra Sá, está lançando a publicação “Compromissos para a Gestão 2019/2021”, um e-book elaborado a partir do processo de escuta dos integrantes da carreira e da sociedade civil, após visitas aos locais de trabalho e conversas com representantes de movimentos sociais. Divido em sete tópicos, o livro reúne propostas para transformar a Defensoria Pública do Ceará em paradigma no Brasil.
Valorização da Carreira, Diálogo com os Defensores, Infraestrutura para atuação dos Defensores, Ampliação e melhoria dos serviços no Interior, Organização e melhoria da atuação estratégica da Instituição, Relações Institucionais e Escola Superior da Defensoria Pública são os tópicos abordados na publicação.
A titular do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria explica que o material segue recebendo sugestões das defensoras e defensores públicos, consolidando-se numa plataforma ainda mais democrática e transparente. “Nosso objetivo é, com transparência, diálogo e respeito a todos os integrantes da carreira, trabalhar pela valorização, a estruturação e a defesa das prerrogativas da classe”, afirma Sandra Sá.
Perfil
Ex-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpec), Sandra Sá despontou como liderança na carreira em 2012, ao atuar na logística e nas redes sociais do movimento de valorização dos defensores públicos puxado pela Adpec. No mesmo ano, foi eleita para dirigir a Associação da classe.
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em processo penal, Sandra Sá despontou como liderança na carreira em 2012, ao atuar na logística e nas redes sociais do movimento de valorização dos defensores públicos puxado pela Adpec. No mesmo ano, foi eleita para dirigir a Associação da classe.
Seu primeiro mandato na Adpec (2013/2014) teve como destaques de atuação a aproximação com movimentos sociais e comunidades, a votação das Emenda Constitucional Nº 80/14, que reconheceu a autonomia da Defensoria Pública em nível estadual, a criação de uma nova receita do FAADEP e a criação de 22 cargos no 2º grau. Ainda em 2014, a aprovação da EC Federal 80, que determina pelo menos um defensor em cada comarca do país, até o ano de 2022.
No segundo mandato (2015/2016), buscou, por meio de ampla e contínua articulação com o Legislativo e Executivo, o tratamento isonômico com as demais carreiras do sistema de justiça, bem como o incremento do orçamento da instituição. No último dia útil de seu mandato, restou aprovada a Lei Complementar 171/2016, que garante aos defensores a mesma data-base para alteração de subsídios dos membros do Poder Judiciário estadual.
Sandra Sá tem 16 anos de Defensoria Pública, com experiência em diversos órgãos de atuação. Com comprovada liderança, independência, transparência, diálogo horizontal (dentro e fora da carreira) e trabalho em prol da classe, é uma defensora que apresenta articulação comprovada com os poderes constituídos no Estado.
Para acessar o material:
https://issuu.com/sandrasadpg2019/docs/propostas_-_sandra_s__e_tiago_filgueiras_-_para_fi