O valor médio das compras é estimado em R$261,97 e a intenção de compra mostra-se superior para os homens.
Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza apresentou redução de -5,6% em fevereiro de 2017 com relação ao último mês de janeiro, passando de 107,9 pontos para 101,9 pontos neste mês. Apesar da queda o Índice permanece no campo que indica otimismo (acima dos 100 pontos), mantendo uma tendência de melhoria gradual no ânimo dos consumidores.
O resultado do ICC de fevereiro foi influenciando pela diminuição de -5,3% do Índice de Situação Presente, que passou de 98,3 pontos, em janeiro, para 93,1 pontos em fevereiro. Já o Índice de Situação Futura teve contração de -5,8% indo a 107,7 pontos, como pode ser visto na tabela a seguir:
ICC – Síntese dos resultados
Índice | Valor mensal – em pontos | Média do Trimestre | ||
Dez | Jan | Fev | ||
ICC | 100,0 | 107,9 | 101,9 | 103,3 |
ISP | 90,0 | 98,3 | 93,1 | 93,8 |
IEF | 106,7 | 114,3 | 107,7 | 109,6 |
Fonte: Pesquisa Direta Fecomércio/IPDC
Pretensão de compra
A taxa de pretensão de compras teve queda significativa de -13,4 pontos percentuais, passando de 42,5%, em janeiro, para 29,1% neste mês. O resultado é uma surpresa negativa, pois esse foi o pior resultado desse índice desde setembro de 2012, quando atingiu a marca de 28,1%.
O valor médio das compras é estimado em R$ 261,97 e a intenção de compra mostra-se superior para os homens (29,5%), mais vigorosa para os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (39,2%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (49,9%). Os produtos mais procurados são: artigos de vestuário, citados por 24,8% dos entrevistados; televisores (21,6%); aparelhos de telefonia celular (19,1%); calçados (18,6%); móveis e artigos de decoração (13,0%); e geladeiras e refrigeradores (10,1%).
Expectativa dos consumidores
Nos últimos meses os consumidores têm sentido os efeitos de um ambiente econômico adverso, marcado pelo baixo crescimento, inflação em alta e aumento do desemprego. Nesse cenário, o consumidor tem sido cuidadoso nas compras, preservando sua capacidade de pagamento para aquilo que considera essencial ou aproveitando o calendário de promoções e liquidações.
Esse sentimento se reflete no Índice de Situação Presente, que se manteve no campo que indica o pessimismo (abaixo de 100 pontos) desde março do ano passado. Apesar disso, o histórico recente da pesquisa tem revelado uma tendência, ainda tímida, de melhora, com contínuas elevações da confiança.
O resultado de fevereiro deve, ainda, ser visto considerando a sazonalidade típica desse período, o que colaborou para a diminuição do percentual de consumidores que consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis, indo de 43,9%, em janeiro, para 39,0% neste mês. No perfil daqueles com maior otimismo se destacam os consumidores do gênero masculino (40,2%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (41,3%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (50,2%).
A pesquisa também revela que 56,0% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 75,2% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.
O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com o ambiente econômico nacional, com 58,1% dos entrevistados descrevendo-o como ruim ou péssimo. Esse sentimento recebe influências da percepção da inflação, das restrições na oferta de crédito e, principalmente, do sentimento de relativa piora no mercado de trabalho.
Saiba mais
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio/CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC. O estudo tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.
- postado por Oswaldo Scaliotti