Uma homenagem ao dia do nascimento de um dos pioneiros na cirurgia de prótese do quadril, o britânico John Charnley e dará início à Semana do Cirurgião do Quadril da SBQ que acontece do dia 29 de agosto a 4 de setembro.
No próximo dia 29 de agosto, será celebrado pela primeira vez o Dia do Cirurgião do Quadril da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ). A data foi aprovada durante o VIII Fórum de Planejamento Estratégico da Sociedade realizado em abril e pretende homenagear todos profissionais que se dedicam a essa área de conhecimento.
Segundo o Diretor de Comunicação da SBQ, Dr. Tiago Gomes, a escolha da data é uma homenagem ao dia do nascimento de um dos pioneiros na cirurgia de prótese do quadril, o médico ortopedista britânico John Charnley e dará início à Semana do Cirurgião do Quadril da SBQ que acontecerá de 29 de agosto a 4 de setembro onde buscar pautar ações e campanhas públicas para promover a saúde do quadril e evidenciar a relevância da SBQ e da atuação dos seus membros.
“O professor Dr. Charnley foi considerado um grande cirurgião, um inovador que atraiu olhares de profissionais de todo o mundo. Com suas pesquisas, guiou o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas para o tratamento das patologias do quadril que servem como base para os conceitos atuais do manejo dessas condições. Nada mais justo essa homenagem e reconhecimento advinda dos membros da SBQ àquele que durante toda a sua vida investiu muito conhecimento em lançar uma opção que trouxesse alívio do sofrimento dos pacientes com doenças articulares do quadril, como a artrose do quadril, através do desenvolvimento da artroplastia de baixa fricção”, conclui Gomes.
Ainda na Semana comemorativa ao Dia do Cirurgião do Quadril, no dia 31 de agosto, a Sociedade lança o Podcast SBQtalk. No primeiro episódio, os médicos membros da SBQ irão contar um pouco da história do médico e professor Dr. Charnley e o que os inspiraram na escolha dessa data para celebrar o Dia do Cirurgião do Quadril. Já nas próximas edições, publicadas mensalmente, os podcasts serão voltados para esclarecer o público geral sobre as principais dúvidas acerca das doenças que acometem o quadril. Desde o diagnóstico, passando pelo tratamento, o tempo de recuperação, quando são indicadas próteses e quais os critérios para a escolha da prótese. A ideia é abordar de forma leve, descontraída e didática as principais dúvidas do público leigo.
Para o presidente da SBQ, Marco Pedroni, a data, além de ser uma celebração, é um reconhecimento e valorização daqueles que foram preparados e chancelados pela sociedade, aptos a fazer a cirurgia do quadril, “Todo ortopedista pode fazer uma cirurgia quadril, mas o que nós oferecemos é a preparação especializada ao profissional. Porque, indiscutivelmente, a cirurgia do quadril não é uma cirurgia fácil de fazer, é uma cirurgia complexa, até mesmo pela localização, profundidade e pela presença de grandes vasos e nervos passando pelo quadril. A entidade quer com isso valorizar o nosso cirurgião e a cirurgia do quadril e ainda estamos pensando dentro dessa homenagem talvez oferecer um título para aqueles cirurgiões honorários do Brasil, que foram aqueles pioneiros que, assim como Charnley, abriram o caminho e fizeram história na sociedade”, finaliza Pedroni
Sobre a SBQ
A Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ) é a entidade que zela pelos especialistas em quadril. Constituída por membros médicos, atuantes na especialidade de Ortopedia e Traumatologia, especificamente em Cirurgia de Quadril. A entidade tem como responsabilidade estatutária congregar Ortopedistas que exerçam Cirurgia do Quadril, difundir em todo o território nacional e melhorar a qualidade técnica de seus membros. Além disso, a SBQ promove a cada 2 anos o Congresso Brasileiro do Quadril.
Sobre John Charnley
O Prof. Dr. John Charnley (29 de agosto de 1911 — 5 de agosto de 1982) foi um dos nomes mais importantes dos profissionais da área da cirurgia do quadril. O britânico era conhecido como o “Pai da Artroplastia moderna” por suas contribuições científicas que mudaram a história da Ortopedia mundial. Além disso, o trabalho desenvolvido na Inglaterra, no Wrightington Hospital, pelo médico estabeleceu o chamado “padrão-ouro” para os procedimentos cirúrgicos de substituição articular no quadril e os princípios desenvolvidos por Charnley se tornaram referência para cirurgiões e hospitais em todo o mundo.