A inauguração do novo espaço coincidiu com a final da Maratona Universitário Empreendedor que reuniu 150 estudantes de 30 instituições de ensino superior de várias regiões do estado
“Temos que nos contaminar com essas novas tecnologias e fazer com que o Sebraelab seja um espaço de experimentação, de compartilhamento, que possa transformar negócios, atraindo todo um ecossistema inovador para uma comunidade inovadora”. Assim, a diretor técnica do Sebrae Nacional, Heloísa Menezes explicou, durante solenidade de inauguração do Sebraelab Ceará, realiza nessa segunda-feira, 12/11, o que se espera dessa nova unidade da rede de inovação do Sebrae, que já reúne projetos em mais de 20 estados.
Em Fortaleza, o Sebraelab deve atuar fortemente em parceria com a FIEC e com o Conselho de Inovação e Tecnologia do Estado para ajudar a despertar a criatividade, inovação e o espírito empreendedor dos jovens cearenses.
O novo espaço será uma área para o desenvolvimento de projetos inovadores e de conexão entre empreendedores, com 350m², no piso térreo da sede do Sebrae Ceará, na Av. Monsenhor Tabosa. Nele, os empreendedores poderão, gratuitamente e com a ajuda de um técnico do Sebrae Ceará, circular, conviver e apropriar-se de novas práticas e processos, em meio a um ambiente de coworking e com espaços para criadores de conteúdo, espaço para makers, um laboratório para experimentação e criação de novos negócios e projetos, ambientes para capacitação e para atendimento a empreendedores e local para cursos, oficinas e reuniões.
O foco deste “hub” de inovação são startups, empreendedores em busca de novas tecnologias e negócios nascentes com foco em projetos em geral e também da indústria criativa, que abrange a criação, produção e distribuição de bens e serviços a serem aplicados aos diversos segmentos, e em áreas diversas como publicidade, design, moda, arquitetura, expressões culturais, música, mercado editorial e audiovisual.
MARATONA
E o Sebrelab foi inaugurado de uma forma diferenciada: com a final da Maratona Universitário Empreendedor, uma competição de ideias de negócios que trouxe a Fortaleza 12 equipes de três regiões do Estado: Fortaleza, Cariri e Quixadá.
Nesta última fase, os participantes estão tendo a oportunidade de defender seus modelos de negócios, em formato de Pitch Training. Os trabalhos serão avaliados por uma banca a partir de critérios como criatividade e grau de inovação da ideia do projeto (5 pontos); viabilidade de criação do negócio (5 pontos); atratividade mercadológica do negócio (5 pontos); nível de modelagem do projeto (5 pontos) e apresentação oral (5 pontos).
Juntas, as equipes concorrerem ao prêmio maior da competição que é a oportunidade de cinco delas serem escolhidas para o processo de aceleração dentro do Sebraelab, que deve garantir seis meses de acompanhamento para que elas se tornem startups viáveis e rentáveis, prontas para competir no mercado.
REDELAB
O Sebraelab segue o conceito da Redelab que é o de integração do meio acadêmico- como Universidades, Faculdades, Centros de Tecnologia e Inovação, Escolas Técnicas, etc- ao ambiente empreendedor e de relações de negócios promovidas pelo Sebrae e seus parceiros e visa estimular empreendedores a gerar soluções para demandas de mercado ou desenvolver modelos de negócios que sejam competitivos.
Este conjunto de benefícios, desenvolvimento da ideia, capacitação, mentoria, cessão de espaço de trabalho (pré aceleração) e investimento financeiro (aceleração), tem por objetivo fomentar o desenvolvimento tecnológico de produtos, serviços e negócios, e auxiliar os empreendedores selecionados a alavancar o desenvolvimento de seus projetos a partir de uma metodologia voltada à validação do modelo de negócios, à consolidação no mercado da solução desenvolvida e ao crescimento da empresa no seu segmento.
SERVIÇO:
Sebraelab Ceará
Funcionamento: de segunda a sexta das 8 às 20 horas
Local: Edifício-sede do Sebrae Ceará
Endereço: Avenida Monsenhor Tabosa, 777-Térreo