O Sistema Secovi adere à campanha de prevenção ao câncer de próstata. Uma série de ações será realizada ao longo deste mês em apoio ao Novembro Azul. As fachadas do Secovimed e da Universidade Secovi já estão iluminadas com as cores da campanha. A mobilização tem foco nos homens, preferencialmente, com idade acima de 40 anos, no combate à doença.
O Secovimed já está disponibilizando exames de PSA para os filiados e associados que estejam em dia com o pagamento das contribuições sindicais e desenvolvendo ações educativas e de conscientização, como a distribuição de material informativo. Os colaboradores engajaram-se na campanha de esclarecimentos e estão trabalhando com camisa personalizada lembrando sobre a importância da prevenção.
A prevalência maior da doença é nos homens acima de 50 anos. Por isso, as consultas devem começar a partir dos 45 anos. O câncer de próstata representa 70% dos diagnósticos de câncer em homens brasileiros, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), referentes a 2014. Segundo o INCA, há o registro de 70 mil novos casos por ano no país para uma doença que tem taxa de 90% de cura se o diagnóstico for inicial. No Ceará, o número de homens que morrer de câncer de próstata é superior ao de mulheres que falecem de câncer de mama, no Estado, conforme o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).
O problema é que o homem brasileiro tende a descobrir tarde devido à falta de informação e a resistência ao exame de toque retal. Esse exame é insubstituível e o único capaz de identificar a doença com precisão. O exame de toque não é o único que deve ser realizado. A medição da taxa de PSA, uma enzima produzida pela próstata que permite a liquidez do sêmen, também é um indicativo para o surgimento da doença. Um exame não substitui o outro e, em alguns casos, mesmo com a taxa normal de PSA, o paciente é diagnosticado com câncer.
- postado por Oswaldo Scaliotti