“De onde vem o dinheiro que sustenta uma nação?”. Este é o tema da 8ª edição do Prêmio SEFIN e visa despertar em crianças, adolescentes e professores a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos, tanto em âmbito social como econômico. Acreditando na importância da educação fiscal e cidadã ainda na infância, a Secretaria Municipal das Finanças lança na próxima terça-feira, 11, no Dia do Estudante, a 8ª edição do Prêmio SEFIN. O evento será realizado às 9 horas, na escola Municipal Ismael Pordeus (Av. Desembargador Faustino Albuquerque, bairro Jardim das Oliveiras).
Para o evento são aguardados cerca de 300 alunos e professores da escola municipal. A programação contará com uma peça teatral do grupo da Associação Cearense de Ensino e Pesquisa (ACEP) da UFC e uma paródia cantada por alunos do próprio colégio. As apresentações vão abordar o tema educação fiscal.
“A ideia é estimular a criança a refletir sobre a importância dos impostos para educação, habitação e limpeza da cidade, além de destacar o cuidado com os bens públicos que estão no Município à disposição de seus moradores. Queremos refletir também a importância de controlar esses recursos que são gastos na escola que eles frequentam”, explica Fátima Gondim, gerente da Cédula de Educação Fiscal.
O lançamento contará com a presença de representantes das Secretaria Municipal das Finanças, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Escola de Administração Fazendária (Esaf), Receita Federal e Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
Sobre o Prêmio Sefin
A Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), por meio da Célula de Educação Fiscal, lança a 8ª Edição do Prêmio SEFIN de Finanças Públicas Municipais com o tema único “De onde vem o dinheiro que sustenta uma nação?”. A iniciativa visa promover e estimular a construção de uma consciência voltada para o exercício da cidadania, relativa à arrecadação e à boa aplicação dos tributos municipais.
As inscrições serão realizadas de 11 de agosto a 16 de outubro. Poderão concorrer alunos de escolas públicas e privadas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental I e II. O prêmio é composto por três categorias: Desenho à mão livre, para alunos do 1º ao 4º ano; poema para estudantes do 5º e 6º anos; e redação – texto dissertativo argumentativo – para os alunos do 7º ao 9º ano.
Cada ano terá os 1º, 2º e 3º lugares, totalizando 27 alunos ganhadores.
As premiações serão: um notebook para o primeiro colocado; um tablet para o segundo lugar; e um smartphone para o terceiro. Os professores dos alunos vencedores em qualquer das 3 (três) categorias receberá como prêmio R$1.000.00 (mil reais).
As inscrições devem ser feitas somente pelo professor no site www.premiose¬n.se¬n.fortaleza.ce.gov.br, que estará no ar a partir do dia 11 de agosto.
* postado por Oswaldo Scaliotti