A Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE) comemorará, nesta sexta-feira (10), 15 anos de existência em um almoço no Hotel Praia Centro, a partir das 11h. Neste mesmo dia também se comemoram os Dias das Comunidades Portuguesas, de Camões, de Portugal e da Língua Portuguesa. O evento, que faz parte das ações coordenadas pela entidade, trará também em pauta o turismo cearense. Com a presença do secretário de turismo do Estado, Sr. Arialdo Mello Pinho, bem como sócios da Câmara, empresários e principais lideranças do setor. O evento, além de celebrar as datas, terá como principal objetivo mostrar o relevante papel da indústria do turismo cearense na captação de poupança externa, desenvolvimento regional e geração de emprego e renda, bem como a expressiva contribuição portuguesa para o setor.
Segundo o presidente da CBP-CE, Armando Abreu, os números que envolvem o turismo mundial dão uma dimensão da importância que o debate sobre o Turismo significa para a economia do Ceará. “O secretário, Arialdo Mello Pinho, apresentará as ações do governo para o setor, compartilhará os desafios da agenda pública e ouvirá dos convidados os planos e iniciativas privadas para incrementar os resultados do turismo cearense. Para termos ideia, o turismo representa 10% do PIB mundial, 6% das exportações, e entre 11 trabalhadores do planeta,1 está empregado no setor de turismo. O Ceará tem tudo para se tornar ainda mais forte neste espaço”, ressalta.
Com todo esse cenário a favor, o turismo tornou-se forte opção para investimentos e geração de novos negócios.
Tudo isso se deve a trabalhos de instituições públicas e privadas que vêm fortalecendo o Ceará como destino turístico nacional e internacional, de forma sustentável, com foco na geração de emprego e renda, na inclusão social e na melhoria de vida do cearense. Exemplos disso foram as construções do Centro de Eventos do Ceará, do Centro de Convenções do Cariri, dos aeroportos de Aracati e Jericoacoara, da construção, duplicação, recuperação e sinalização de rodovias em todo o Ceará. E o governo estadual está em ativa com o plano Ceará Receptivo, projeto que investirá R$ 65 milhões até 2016 em campanhas turísticas e obras que possam atrair mais visitantes ao Ceará.
Além do almoço, os convidados terão a chance de fomentar seus negócios em um espaço exclusivo. A “Praça de Negócios”, ambiente criado pela CBP-CE para promover redes de relacionamento empresarial no contexto internacional, que estará aberta das 11h às 13h.
- postado por Oswaldo Scaliotti