O Sistema Secovi (Sindicato da Habitação) adere ao Outubro Rosa, a exemplo de anos anteriores, e já está iluminando a sede do Secovimed, todas as noites, com a cor rosa durante o mês de outubro. A luz especial é em alusão ao movimento mundial e alertar as mulheres sobre a importância do autoexame e da mamografia.
Como forma de contribuir para a campanha, o Secovimed está sorteando exames de mamografia entre as filiadas e associadas e promovendo ações de assistência social com os usuários na divulgação da campanha Outubro Rosa. Panfletos educativos alertando para a importância da prevenção também estão sendo distribuídos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), quase 60 mil pacientes com a doença foram identificados em 2015, o que representa 22% do total dos novos diagnósticos de câncer no país. Trata-se do segundo local do corpo mais atingido pela patologia, no país e, apesar das frequentes campanhas alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta, justamente, pela grande frequência de diagnósticos tardios.
No Ceará, o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, é referência secundária para diagnóstico precoce (e tratamento quando indicado) de câncer de mama. O diagnóstico precoce e os cuidados com as mulheres reduzem a mortalidade no Estado. Na unidade são realizados em média, por mês 459 consultas de mastologia, 488 mamografias, 200 ultrassons mamárias e 35 retiradas de nódulos, drenagem e biópsias (procedimento realizado no centro cirúrgico).
OUTUBRO ROSA
O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização internacional sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado em São Paulo, em outubro de 2002. Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, reconhecida mundialmente, ficou iluminada pela primeira vez de rosa naquele ano. A partir de outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil.
* postado por Oswaldo Scaliotti