Em dois dias de Festival Costume Gourmet at Home, com uma maratona de lives gastronômicas transmitidas pelo Youtube do Mercadinhos São Luiz, foram receitas, informação, dicas valiosas dos chefs convidados e boa gastronomia. Além disso, o evento foi marcado pela solidariedade dos participantes, que fizeram doações destinadas ao Instituto Povo do Mar (Ipom) e à Casa Vida, vinculada ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC).
Para quem não pôde conferir todas as lives, ou quem quiser rever as dicas, os vídeos ficaram salvos no canal (https://www.youtube.com/user/mercadinhossaoluiz), e as receitas estão disponíveis no Instagram @festivalcostumegourmet.
No sábado, passaram pelo palco do Festival Costume Gourmet os chefs Edil Costa, Van Régia, Felipe Cicconato, João Carlstron, e a sommelière Jardenia Siqueira, que foram acompanhados pelos mediadores convidados: sommelier Marco Ferrari; influenciadora digital Karime Loureiro; chef João Lima; chef executivo do Mercadinhos São Luiz, Phelipe Carvalho; RP e influenciador Victor Costa; advogado e influenciador Pedro Pucci, e a arquiteta e influenciadora Zelly Ramos.
No domingo (12), mais sete lives, sendo duas delas sob o comando da chef Lia Quinderé. Na primeira, patrocinada pela Sucré, ela ensinou a fazer molhos especiais para coxinhas, batendo um papo com a influencer Viviane Almada; e na segunda, mostrou o passo a passo para preparar biscoitos língua de gato e bolinhos madeleines, com mediação de outro amante da gastronomia, o empresário Patrick Alex.
Dando um toque oriental ao festival, o chef Élcio Nagano ensinou duas receitas de dar água na boca: papelote de tilápia com alho poró, e camarão tailandês com abacaxi. A mediação ficou por conta da jornalista especializada em Gastronomia, Izakeline Ribeiro.
Em um dos intervalos, pocket show com a dupla Paduo, que deixou o horário do almoço dos participantes mais leve e harmonioso.
A programação da tarde iniciou com live do chef paraibano, Onildo Rocha, eleito com a Cozinha Roccia ao título de Melhor Restaurante do Nordeste da grande Prazeres da Mesa. Com a participação de Bruna Hermogenes, mentora em culinária, Onildo mostrou de forma simples como a união de técnicas, práticas e ingredientes de qualidade podem resultar em pratos deliciosos. Na live, ensinou um creme de pimentões com tomates e uvas servido com crostata, um vinagrete de uva e um ravióli de abacaxi preminum, utilizando várias texturas da fruta, ideal para servir gelado como sobremesa. “Conseguimos aqui fazer duas receitas, uma entrada misturando vários ingredientes e uma sobremesa utilizando um ingrediente só, mostrando também a importância de aproveitar o alimento na sua totalidade”, disse o chef. Quem acompanhou ainda conferiu dicas como uma receita de picles de uvas e um suco de uva cozida.
Anna Paula Rezende, chef pâtisserie, comandou a segunda live da tarde com a participação da influenciadora digital Mônica Pinto. Com a receita de torta brownie de banana com sorvete e caramelo, a chef aproveitou para falar sobre a Escola de Gastronomia Social e compartilhou história de superação dos alunos durante a pandemia. Entre as dicas, a receita de um caramelo versátil com açúcar mascavo que pode ser utilizado em sobremesas, em pipoca e na tradicional maçã do amor.
Em seguida, Hugo Righi entrou em cena, com a participação da Joana Ramalho, idealizadora do Festival, e ensinou o El Chancho Fried Chicken que é feito de cortes de frango empanados, uma salada de repolho com maionese defumada e picles, para acompanhar, Hugo sugeriu chips de banana da terra. Na live, ele compartilhou dicas sobre como fazer a fumaça líquida para defumar os preparos.
Para encerrar a programação do Costume Gourmet, Felipe Viana, do restaurante Geppos, eleito melhor chef do ano por duas vezes pelo Sabores da Cidade, ensinou um raviolone de gema com cogumelos trufados ao molho cacio pepe. Durante a live, o chef deu dicas para aprender a fazer uma tradicional massa italiana.
Fogão como protagonista
O diretor-presidente do Mercadinhos São Luiz participou da programação do domingo, em um bate-papo com a influencer Karime Loureiro. Neto destacou a importância dos festivais realizados pela empresa para reforçar um dos principais valores do São Luiz, que é gente, relacionamento com pessoas. “Nós gostamos de gente, gostamos de aproximação, do cheiro. Os festivais ampliam essa possibilidade de provocar mais proximidade, e de permitir que muitas empresas apareçam e lancem novidades”, declarou.
O diretor destacou ainda uma mudança de hábitos durante este momento de pandemia: “antes da Covid-19, o fogão vinha sendo substituído cada vez mais pelo microondas, e agora o fogão ganha força. As pessoas estão tendo mais prazer em fazer sua própria comida, e comida de qualidade“, afirmou.