O potencial da carne suína será reforçado para os consumidores de todo o País a partir de hoje, 29 de setembro, data em que a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lança a 3ª Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). Ação é uma parceria com o GPA, maior varejista do Brasil, que espera crescer 15% nas vendas da categoria nas lojas Extra e Pão do Açúcar de todo o País, se comparado a edição de 2014.
Para Marcelo Lopes, presidente da ABCS, a 3ª SNCS é a confirmação de que a carne suína vem ganhando cada vez mais espaço na mesa do brasileiro. “Tivemos resultados expressivos nas edições anteriores, como o aumento do consumo a longo prazo da carne suína. Acredito que nesta edição, as vantagens desta proteína que reúne sabor, saúde e custo benefício serão ainda mais reconhecidas”.
A 3ª SNCS acontece até o dia 14 de outubro nas lojas Pão de Açúcar e Extra do País, que oferecem diversos cortes de carne suína e equipes capacitadas para orientar consumidores sobre os benefícios da proteína mais consumida no mundo. Nesta edição, todas as lojas utilizarão o conceito “Escolha + Carne Suína” desenvolvido pela ABCS para promover a proteína. Além disso, durante o período da Semana Nacional, as lojas estarão com ofertas especiais.
No Extra, o cliente que comprar qualquer corte de carne suína usando o Cartão Extra ganha 20% de desconto. Além disso, a rede fará ofertas diariamente. Já no Pão de Açúcar, cliente do programa de relacionamento Pão de Açúcar Mais participa de uma ação que oferecerá descontos de até 30% em alguns cortes, além de promoções diárias que variam de 15% a 20%, dependendo do corte.
“Acreditamos no potencial da carne suína e queremos levá-la de forma mais democrática aos nossos clientes, oferecendo vantagens e incentivando a degustação no período da Semana Nacional”, afirma David Buarque, gerente Comercial do GPA. Além das ofertas, as lojas estarão com materiais próprios de comunicação, como cartazes, folhetos e folders de receitas, que esclarecem e informam o cliente sobre os benefícios da carne suína.
ABERTURA OFICIAL
Na programação de abertura oficial da 3ª Semana Nacional da Carne Suína, estão palestras de viés econômico, com análises sobre a posição da carne suína no mercado brasileiro. A Dunhumby, empresa líder mundial em ciência do consumidor com atuação em mais de 30 países e o Rabobank Brasil, banco especializado no setor de alimentos e no agronegócio, são os responsáveis pelo conteúdo.
Com a palestra “Carne suína: uma oportunidade para o mercado nacional”, proferida pela gerente de soluções da Dunnhumby, Gabriela Cruz Martins de Sá, é discutida a mudança do comportamento do consumidor, que passa a incluir a proteína em sua cesta de compras. “Em momentos de inflação e altos preços, o consumidor busca alternativas para consumo de proteínas, visto que seu desembolso tende a ser o mesmo. Para continuar comprando a mesma quantidade, ele opta por carnes mais baratas”, explica Gabriela.
O analista do departamento de pesquisa e análise setorial do Rabobank Brasil, Adolfo Fontes, fica responsável por informar as tendências e oportunidades para consumo no futuro por meio da palestra “Perspectivas para o consumo de carne suína em 2015 e 2016”.
* postado por Oswaldo Scaliotti