No próximo dia 5 de dezembro (sábado), às 10 horas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) inaugura na cidade do Cedro sua nova unidade, com cursos na área de gestão e negócios, moda e beleza. A perspectiva, com a nova sede, é de que, por ano, a Instituição capacite mais de 3.000 alunos, oriundos tanto da cidade quanto de toda a região Centro Sul. O espaço foi cedido pela prefeitura do município e compreende mais de 3.000m².
A nova sede do Senac no Cedro será denominada de Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco e terá cerca de 1.000m² de área construída, compreendendo 13 ambientes, sendo sete voltados à aprendizagem e seis ao administrativo. Haverá ainda um auditório, com capacidade para 150 lugares e estacionamento. A unidade fica situada na rua Adauto Castelo, 222, Centro.
A solenidade de inauguração contará com a presença do presidente do Conselho Regional do Senac Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, da diretora Regional do Senac Ceará, Ana Claudia Martins, do homenageado Ivens Dias Branco, do prefeito do Cedro, Nilson Diniz, além de autoridades locais.
“O Senac identificou a necessidade de implantação de uma unidade no Cedro e acredita que, por meio da educação profissional, promoverá o desenvolvimento socioeconômico da Região. Por isso, foi realizado um amplo estudo, nas principais áreas de desenvolvimento na localidade, a fim de oferecer cursos direcionados à realidade local”, explica Ana Cláudia Martins, diretora Regional do Senac Ceará.
Atualmente, o Cedro tem uma população de aproximadamente 25 mil pessoas. A cidade faz parte do Polo Centro Sul, que compreende mais 11 municípios atendidos pelo Senac. De 2014 até agosto deste ano, foram efetivadas 2.550 matrículas, com a formação de 124 turmas, resultando em mais de 542 mil horas/aula, distribuídas nestas cidades.
Sobre o Senac – Mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, administrado pela Fecomércio, o Senac é considerado a maior escola de educação profissional do Brasil. A atuação da Instituição no Estado do Ceará é baseada em 10 eixos tecnológicos (Gestão e Negócios; Produção Cultural e Design; Infraestrutura; Informação e Comunicação; Ambiente e Saúde; Segurança; Recursos Naturais; Produção Alimentícia; Turismo, Hospitalidade e Lazer; e Desenvolvimento Educacional e Social), que contemplam cerca de 20 segmentos, com mais de 800 cursos, entre aprendizagens, capacitações, aperfeiçoamentos e habilitações técnicas.
Atualmente, a instituição possui 15 unidades distribuídas em Fortaleza, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral, Cedro, Tianguá, Aquiraz, Itapipoca, Quixadá e Limoeiro do Norte. Em 2014, foram atendidos 160 municípios cearenses, dos 184 existentes. A trajetória do Senac/CE é marcada também por números expressivos. Anualmente, são atendidas um média de 79 mil pessoas tanto pelos cursos, como pelas ações do Senac DR (entre matrículas e atendimentos). Já nesses 67 anos de existência foram mais de três milhões de pessoas beneficiadas com cursos e atendimentos.
Francisco Ivens de Sá Dias Branco – é filho dos imigrantes portugueses Manuel Dias Branco e Maria Vidal de Sá Dias. Nasceu na cidade do Cedro, no Ceará, em 3 de agosto de 1934. É casado com Maria Consuelo Saraiva Leão Dias Branco e tem cinco filhos. A trajetória empresarial de Ivens começa em 1953, aos 19 anos, quando assume sociedade com o pai, Manuel Dias Branco – fundador da padaria Imperial, que mais tarde iria se tornar o Grupo M. Dias Branco. A história da maior empresa de massas e biscoitos da América Latina teve início na cidade do Cedro, no Ceará, em 1927, com a inauguração da Padaria Imperial, que mais tarde, em 1936, se instalaria na Av. Visconde do Rio Branco, em Fortaleza.
A tradição e qualidade dos pães, biscoitos e macarrões produzidos na padaria, ganharam os consumidores gerando a necessidade de ampliar e modernizar as instalações em escala industrial. Ivens Dias Branco foi o principal responsável pelas inovações tecnológicas da empresa. Os investimentos em estrutura, tecnologias e em mão de obra especializada, resultaram em uma das maiores empresas do Brasil. Hoje, a M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos possui um moderno parque industrial, com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade.
O grupo atua ainda, nos ramos de moagem de trigo, refinaria de óleos, gorduras e indústria de margarina, além do setor imobiliário e de hotelaria, portuário e de fabricação de cimento. Colaborando com o crescimento Ceará e do País, hoje, as empresas do grupo empregam cerca de 21 mil pessoas. A postura inovadora do empresário já recebeu diversas premiações, destacando-se dentre elas: o Troféu Sereia de Ouro, outorgado pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação; a Medalha Edson Queiroz – conferida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; a Medalha da Abolição – maior Comenda conferida pelo Governo do Estado do Ceará e Diploma José Ermírio de Moraes, conferido pelo Senado Federal. E, em 2014, recebeu do Sistema Fecomércio do Ceará, a Medalha Clóvis Arrais Maia.