O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), a Associação Maria Mãe da Vida e o Instituto Maria da Penha irão firmar acordo de cooperação para implementação do Projeto Mulheres Produtivas nesta segunda-feira, dia 30, às 14 horas, no auditório do Senac/CE. Por meio desse projeto, a instituição de educação profissional ofertará gratuitamente cursos de manicure, pedicure, costureira e salgadeira, para mulheres em situação de risco e/ou vítimas de violência doméstica atendidas pelas entidades beneficentes.
O evento contará com a presença do vice-presidente do Sistema Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará) Maurício Filizola, do diretor de Educação Profissional do Senac/CE, Rodrigo Leite, e os fundadores da Associação Maria Mãe da Vida e do Instituto Maria da Penha, padre Adolfo e Maria da Penha, respectivamente.
O projeto tem como meta formar ainda nesse ano 120 mulheres em Fortaleza e 80 no interior do Estado, nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte. Hoje, estão em andamento os cursos de manicure, pedicure e costureira, com turmas de 20 alunas cada. As aulas, ministradas pelos profissionais do Senac/CE, ocorrem nas dependências das entidades parceiras do projeto.
“O papel do Senac Ceará nessa parceria é promover a inclusão produtiva. A qualificação profissional contribui para que a mulher possa superar a sua condição de risco e vulnerabilidade social, assim como romper o ciclo de violência. É um meio para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho, garantindo independência financeira e, consequentemente, o pleno exercício da cidadania e o empoderamento delas”, afirma Rodrigo Leite.
Projeto Mulheres Produtivas – A iniciativa do Senac visa promover a qualificação profissional para mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, com renda per capta de até dois salários mínimos, ou ainda jovens do sexo feminino, a partir de 17 anos, em alto grau de vulnerabilidade, com foco na ocupação e renda. O objetivo é o resgate da autoestima, autonomia e qualidade de vida. Os cursos ofertados são nos segmentos de Beleza, Moda e Gastronomia.
Associação Maria Mãe da Vida – É uma instituição sem fins lucrativos que atende crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade (entre elas exploração sexual, violência, drogas, abandono familiar, prostituição), em especial as grávidas. A entidade beneficia mensalmente cerca de 2.800 pessoas em seus centros de convivência situados em Juazeiro do Norte, Fortaleza e Quixadá. No local, são realizados diversos atendimentos (médico, odontológico e psicológico), além de cursos de formação humana e iniciação profissional.
Instituto Maria da Penha – O Instituto Maria da Penha (IMP), com sede em Fortaleza e com representação em Recife, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que nasceu a partir da história de vida de Maria da Penha, que emprestou seu nome à Lei 11340/06. A referida lei foi instituída na legislação brasileira após o Brasil ter sido condenado internacionalmente por tratar os casos de violência doméstica contra a mulher, até então, de forma negligente.
Conceituando-se como entidade disposta a apoiar a sociedade nas questões de gênero, o Instituto Maria da Penha destaca algumas ações imprescindíveis: Promover e apoiar a sustentabilidade de ações sociais que elevem o nível de qualidade da vida física, emocional e intelectual e cidadã das mulheres; Contribuir para diminuir os pontos que constituem as ações de indiferença, banalização e omissão nas questões de gênero cujas ações promovem a cultura da violência contra a mulher; Desenvolver um trabalho estratégico de disseminação dos conceitos vinculados à cultura de gênero, violência sexista, desenvolvimento sustentável e promoção da prática do investimento social cujas ações promovam a sustentabilidade dos direitos de cidadania, justiça, trabalho, emprego, geração de renda da mulher e da família.
O Instituto Maria da Penha conta com o apoio da sociedade civil organizada e de instituições verdadeiramente envolvidas com seu papel de transformador social, imprescindível para que possamos avançar no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Serviço:
Assinatura de convênio do Projeto Mulheres Produtivas
Data: 30.05.16
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Senac/CE – Av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro
Mais informações: (85) 3270.5428/82
- postado por Oswaldo Scaliotti