O SENAI Ceará está ofertando cerca de 2.300 vagas em cursos presenciais e na modalidade de Educação a Distância nas unidades de Fortaleza (Jacarecanga e Barra do Ceará); Maracanaú (Região Metropolitana); Sobral e Juazeiro do Norte (interior do estado). Ao todo são 125 cursos em sala de aula e três com aulas pela Internet, podendo cumprir apenas parte da carga horária obrigatória em aulas presenciais.
Os cursos são diversos: “Ateliê de Luxo em Moda Feminina”, “Cool Hunter – Caçadores de Tendências”, “Red Carped – Moulage em Vestidos e Saias de Festas”, “Mecânico em Máquina de Costura”, “Encaixe e Risco no Sistema Audaces”, “Formação em Brigada de Incêndio”, “Licenciamento Ambiental”, “Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, “Sistema de Construção a Seco – Dry Wall”, “Pizzaiolo”, “Confeiteiro”, “Padeiro”, “Controladores Lógicos Programáveis – CLP”, “Torneiro CNC”, “Comandos Pneumáticos”, “NR 10 Básico”, “Fundamentos de Soldagem”, “Assistente de Recursos Humanos”, “Montador de Sistemas Fotovoltáicos”, “Mecânico de Motor e Câmbio” e outros.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e o Centro Internacional de Negócios.