Cem egressos do sistema penitenciário iniciam, neste mês, capacitação profissional por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará). A aula inaugural das primeiras previstas no termo de parceria firmado entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC) e o Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado ocorre segunda-feira (12/8), às 14h, no SENAI Jacarecanga, em Fortaleza ( avenida Padre Ibiapina, 1280). O secretário da Justiça e Cidadania do Ceará, Hélio Leitão, e do diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda participam da solenidade.
No mesmo dia, terão início as turmas de Costureiro Industrial do Vestuário e Carpinteiro de Obras. O termo de parceria para realização dos cursos foi assinado pelo governador Camilo Santana e o diretor regional do SENAI-CE, Paulo André Holanda, em abril último, dentro das ações do Programa Ceará Pacífico. Essa é a primeira vez que o SENAI oferece cursos gratuitos para egressos do sistema penitenciário. A expectativa é que, em 2017, o número de vagas possa ser ampliado.
Serão oferecidas 100 vagas no total de cinco cursos oferecidos no segundo semestre deste ano. Os cursos são de pedreiro, carpinteiro, armador de ferro e costureiro industrial, sendo 20 vagas para cada um. Os pré-requisitos são idade mínima 18 anos e ter concluído a 4ª série ou 5º ano do
Ensino Fundamental.
Os cursos na área de construção civil serão realizados no SENAI Jacarecanga. Por sua vez, os cursos nas áreas Têxtil e de Vestuário acontecerão no SENAI Parangaba. O objetivo é promover a ressocialização dos cearenses privados de liberdade, oferecendo capacitação para que tenham mais oportunidades no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. “Os cursos foram definidos a partir de uma análise de mercado, tendo em mente a lei das vagas”, destaca a coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha, fazendo referência à lei que determina um percentual de vagas a egressos do sistema penitenciário em contratos estabelecidos com o Governo do Estado.
“A FIEC, através do nosso presidente Beto Studart, está fortemente engajada nessa parceria com o Governo do Estado, inclusive no âmbito de outras secretarias. Esse já é o segundo convênio que firmamos pelo movimento Ceará Pacífico. O primeiro foi com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social em benefício com os jovens em conflito com a lei”, disse Paulo André Holanda, diretor Regional do SENAI Ceará, complementando que a entidade trabalha também intermediando junto aos sindicatos associados à FIEC a contratação dos alunos que frequentaram as capacitações.
Saiba mais:
* Documentação necessária para realização da matrícula:
a. Cópia de comprovante de escolaridade (Declaração original recente (prazo de 30 dias) ou Certificado ou Histórico Escolar;
b. Cópia de comprovante de Residência atual;
c. Cópia de RG e CPF.
* A confirmação da matrícula do aluno só ocorrerá mediante apresentação da documentação completa exigida para matrícula com
antecedência ao início do curso.
* Só será emitido certificado para participantes com frequência maior ou igual a 75%.
* Após a conclusão dos treinamentos os certificados serão entregues na CISPE no prazo de até 20 dias úteis.
* A documentação dos alunos deverá ser entregue na unidade do SENAI cinco dias úteis antes do início do curso. Vagas ociosas só poderão ser ocupadas até o final da primeira semana de aula.
- postado por Oswaldo Scaliotti