Os ensaios de estanqueidade são uma exigência do Conselho Nacional do Meio Ambiente através da Resolução 273/2000, que avalia a estanqueidade do Sistemas de Armazenamento Subterrâneos de Combustível (SASC -tanques e linhas). No Ceará, a verificação tem que ser feita a cada 2 anos.
A não realização dos ensaios pode gerar para a empresa um passivo ambiental ou seja, as empresas que agridem o meio ambiente podem pagar grandes indenizações a terceiros e multas para a recuperação de áreas danificadas.
Saiba mais:
Os ensaios de estanqueidade são normalmente realizados nas seguintes condições: obtenção renovação de Licenciamentos Ambientais; instalação ou substituição de tanques (faz o ensaio no tanque novo e no que está sendo descartado, para provar que não estava poluindo); suspeita de vazamentos; suspeita de Infiltrações; avaliações ambientais. O ensaio não se limita só ao tanque, mas à toda a rede do posto( tanques de armazenamento de combustíveis; linhas de Sucção; linhas de Respiro;linhas de Retorno;linhas de Eliminadores de Ar.
- postado por Oswaldo Scaliotti