Com o olhar voltado para a educação profissional do SENAI Ceará, o SENAI Nacional identificou o modelo adotado como referência possível para replicar em Moçambique, no continente africano. O trabalho realizado pela Unidade de Educação (UNED) da instituição, como reposicionamento dos processos de educação, mapeamento dos perfis educacionais e padronização dos ambientes, além de outros fatores, possibilitou esse reconhecimento. Nesse sentido, a Gerente da UNED, Priscilla Marques, e o especialista técnico da área de construção civil, João Luis Fernandes Teixeira, participam de missão institucional na África, realizando um diagnóstico do modelo de educação profissional do país, para em seguida propor ações de melhorias.
Na prática, por meio de parceria com o governo japonês, o governo de Moçambique contatou o SENAI Nacional e solicitou apoio técnico para reestruturação da educação profissional do país. O objetivo é levar técnicas de gestão educacional e conhecimento específicos em áreas tecnológicas como construção civil e metalmecânica. O governador de Moçambique reconhece a necessidade de aperfeiçoar a qualidade da formação de educação profissional para promoção de oportunidades de trabalho, com criação de um sistema educacional e de egressos no mercado.
Durante a missão, Priscilla Carneiro conheceu uma sala de aula de pneumática e hidráulica em Maputo, capital de Moçambique. O professor Simões Malbuha destacou que mesmo diante do calor desértico, por exemplo, os alunos querem muito estudar. “Eles nos tratam como salvadores, por isso acredito que precisam ser vistos e oportunizados”, destacou.
- postado por Oswaldo Scaliotti