O XXIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI) foi encerrado nesta sexta (23), em Fortaleza. Na ocasião, foram entregues as premiações do Rodeio Nacional de Eletricistas – Melhores Práticas e dos trabalhos técnicos. Ainda na cerimônia, a Enel Distribuição Ceará, coordenadora da edição 2018, passou simbolicamente o bastão para a EDP Espírito Santo, que estará à frente da próxima edição em conjunto com a Associação Brasileira de Distribuição de Energia Elétrica (Abradee). Também no encerramento, Nelson Leite, presidente da associação, leu a Carta de Fortaleza, um protocolo de intenções do setor para os próximos anos.
“Dedicamos dois anos para organizar essa edição do SENDI da melhor forma possível. Hoje, finalizando o evento, posso dizer que os resultados alcançados superaram as melhores expectativas. Agradeço a todas as 120 pessoas envolvidas diretamente no seminário”, destacou o presidente da Enel Distribuição Ceará, Roberto Zanchi.
Na Carta de Fortaleza, a ABRADEE, em nome de suas associadas, propõe iniciativas e medidas para enfrentar os desafios do segmento de distribuição. Tais ações se dão nas áreas de “Segurança jurídica e institucional”, “Racionalidade dos Subsídios Tarifários e da Tributação”, “Modernização do Marco Legal do Setor Elétrico Brasileiro”e “Estímulos aos investimentos em melhoria da qualidade e à inovação”. O documento será entregue ao presidente eleito Jair Bolsonaro, ao Ministério de Minas de Energia e à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Já na premiação do Rodeio Nacional de Eletricistas – Melhores Práticas, a vitória ficou com a equipe Celesc 2, seguida da Enel Sul, em segundo, e Cemig, em terceiro. A Celesc 2 também venceu a premiação “Melhores Práticas”, enquanto a Copel foi eleita a melhor em “Ambientes de Rede”. A disputa ocorreu no formato “indoor” pela primeira vez e pôs em prática destreza, habilidade e controle total das normas de segurança e apresentação de práticas do sistema elétrico.
O Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI) acontece há cada dois anos e foi realizado primeira vez em Fortaleza. O evento é o maior fórum de discussões do setor elétrico brasileiro e tem como intuito promover a troca de experiências entre as empresas distribuidoras de energia elétrica, fomentando ideias para o desenvolvimento da qualidade dos serviços prestados.
Sobre a Enel Distribuição Ceará
Com cerca de 4,1 milhões de clientes e responsável por 142 mil quilômetros de linha de distribuição, a Enel Distribuição Ceará é a maior empresa do estado e é referência em qualidade do serviço no país. Já foi eleita seis vezes a Melhor Distribuidora de energia do país e dez vezes a Melhor da Região Nordeste, por meio do Prêmio Abradee. Além disso, é destaque anualmente no ranking de qualidade do serviço da Agência Nacional de Energia Elétrica.
A companhia é a empresa que mais tem investido em cultura no Ceará. Nos últimos dez anos, foram investidos cerca de R$ 115,5 milhões em 463 projetos realizados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenas), Lei Rouanet e Fundo Estadual da Cultura (FEC). A empresa é referência também na categoria Responsabilidade Social do Prêmio Abradee, já tendo recebido oito vezes o prêmio de melhor distribuidora nesta categoria.
Em 2016, a Enel Distribuição Ceará passou por um processo de mudança de marca, que anteriormente se chamava Coelce. Esse processo foi resultado de um reposicionamento estratégico global do Grupo Enel, centrado no conceito Open Power. A companhia mantém sua essência como empresa de energia (Power) e, ao mesmo tempo, utiliza a escala e relevância globais alcançadas pelo grupo em mais de 6 décadas no mercado para entregar a todos os seus stakeholders uma empresa aberta a novas soluções, parceiros e tecnologias.
A Enel Brasil atua no mercado de energia brasileiro nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e soluções de energia. A companhia possui atualmente 17 milhões de clientes no Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo e é a maior empresa de energia no país. Em geração renovável, a Enel é líder em geração eólica e solar no Brasil, por meio da Enel Green Power. O Grupo Enel também opera no Brasil a usina termelétrica Enel Geração Fortaleza (CE), a transmissora Enel Cien (RS) e uma empresa de soluções energéticas no mercado não regulado, a Enel X.
Sobre a ABRADEE
Com 42 anos de história, a Abradee reúne 47 concessionárias de distribuição de energia elétrica – estatais e privadas – atuantes em todas as regiões do País e que, juntas, são responsáveis pelo atendimento de 99,6% dos consumidores brasileiros.
Sediada em Brasília, a Abradee presta serviços de apoio às suas associadas nas áreas técnica, comercial, econômico-financeira e institucional. Cabe ainda à Associação promover cursos e seminários e editar publicações técnicas, bem como trocar informações com entidades nacionais e internacionais visando ao desenvolvimento e à capacitação de suas Associadas com ênfase na defesa dos interesses do setor de distribuição de energia elétrica.
A Abradee tem como bandeira contribuir para o desenvolvimento do País por meio de um setor de distribuição de energia elétrica sustentável e eficiente, com oferta de serviços de qualidade reconhecida pelos clientes. A visão é a de agregar valor para as empresas distribuidoras, para os clientes e para o país, constituindo-se num agente efetivo de desenvolvimento do setor elétrico.