Sessão Solene em homenagem aos 60 anos do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e administrado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Com alegria, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e o Cineteatro São Luiz convidam para Sessão Solene em homenagem aos 60 anos do equipamento. Um momento para celebrar a existência e a renovação desse patrimônio no centro de Fortaleza, sua vitalidade e presença marcante na cena cultura do estado. É palco da cultura, das tradições, da democratização do acesso às arte, dos encontros, da vida que circula e que se ressignifica a cada tempo e nova geração.
Sejam todos e todas bem-vindos e bem-vindas, a sessão solene acontece, no dia 23 de março (sexta-feira), às 15h, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará. O evento é um convite da Secult com requerimento da deputada Rachel Marques (PT), em parceria com o deputado Elmano de Freitas (PT), deputado Gony Arruda (PSD) e com o vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio (PT). Uma realização conjunta da Assembleia Legislativa com a Câmara Municipal de Fortaleza. Na programação, entrega de comendas e homenagens para personalidades que construíram e mantêm viva a memória do Cineteatro.
Mais informações
Cinema na rua, cinema de rua, cinema de praça: templo da imagem. Lugar que tem muita história para contar e outras tantas para viver. Reaberto em maio de 2015 pelo Governo do Estado do Ceará, o Cineteatro São Luiz se tornou capaz de abrigar espetáculos de todas as linguagens e chega aos 60 anos, em março de 2018, sendo uma travessia temporal cravado no coração da cidade de Fortaleza, em plena Praça do Ferreira – local multifacetado, efervescente, plural e imprevisível, que revela muito do que somos como povo. Para celebrar a data, uma programação especial ocorrerá durante todo ano, sendo aberta oficialmente no dia 02 de março.
Espaço de grande valor simbólico, patrimonial e afetivo para a população cearense, o equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) trabalha com a democratização do acesso, fruição cultural, formação de públicos, valorização e divulgação da produção artística local, intercâmbios artísticos e promoção de políticas inclusivas, educativas, patrimoniais e sociais. Essas são apenas algumas das múltiplas possibilidades que o equipamento assumiu no sentido de dar “concretude” a uma política de cultura.
A casa possui 1.050 lugares (o equivalente a 7 ônibus sanfonados ou a 2 aviões boeing 747), e recebe de terça a sábado um público completamente diverso, de crianças à idosos, de moradores de rua à artistas internacionais.
O aniversário
No dia 26 de março (segunda-feira), o Cineteatro São Luiz comemora oficialmente seu sexagenário com programação gratuita. Para tanto, às 12h30, o projeto Curta São Luiz realiza edição especial com o pianista Felipe Adjafre, que tem contribuído para desmistificar o piano como instrumento exclusivo da música erudita ou para um público restrito. O evento ocorre no Hall de entrada do equipamento (Foyer).
Às 16h será exibido o filme “Lumière! A Aventura Começa”, um documentário de Thierry Frémaux de 2016 que conta a jornada pelo universo dos fundadores do cinema, os irmãos Louis e Auguste Lumière. Imagens históricas e um olhar único da França e do mundo da Era Moderna através de 114 breves filmes dos irmãos franceses restaurados em 4K e montados para celebrar o legado da dupla.
Encerrando a programação do dia 26, às 18h30, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresenta Clássicos do Cinema, um concerto de temas de filmes. No repertório, temas consagrados como “Indiana Jones”, “E.T. – O Extraterrestre”, “A Missão” e a saga de “Guerra nas Estrelas”, incluindo os temas da Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader.
A programação se estende para o dia 27 de março (terça-feira), também com entrada gratuita para todas as atividades, e dando destaque para as linguagens “teatro” e “circo”. Afinal, dia 27 é o Dia Nacional do Circo e Dia Mundial do Teatro.
Às 9h e às 14h30 será realizada a apresentação “Criaturas de papel”, do Grupo “Bricoleiros – Teatro de Bonecos” inaugurando a nova faixa de programação do equipamento: “Escola no Teatro”. Às 12h30 o projeto Curta São Luiz traz “Hoje tem espetáculo? Tem sim, Senhor!!!”, com o Palhaço Pimenta, acrobatas, malabaristas, monociclistas e magia.
A linguagem da dança também é representada com a Cia. Dita e o espetáculo “Mulata”, às 18h, no Hall de entrada do Cineteatro (Foyer). O trabalho, construído em 2014, marca o ano de comemorações dos 50 anos da bailarina cearense Wilemara Barros e ganha narrativa com corpo e voz da artista que esmiúça sua trajetória de 44 anos de dança. Mulata é sobre a delicadeza das percepções menos visíveis.
História
Erguido no local onde funcionara o Cine Polytheama, o São Luiz teve suas obras iniciadas em 1938, quando da demolição do cinema anterior. A inauguração, porém, só seria realizada 20 anos depois, em 1958. O prédio em obras na Praça do Ferreira alimentava a ansiedade pelo início das atividades do São Luiz, a grande obra de Luiz Severiano Ribeiro, idealizador e construtor. O São Luiz já chamava atenção como um dos mais luxuosos cinemas do Brasil, com um hall de entrada em mármore, três lustres de cristal checos, escadarias, carpetes e pinturas imponentes. Durante décadas, o São Luiz foi um dos principais espaços de entretenimento, de cultura e de lazer de Fortaleza, abrigando, ao longo de sua história, gerações distintas que frequentavam suas exibições cinematográficas com grande presença.
Em 1991 o Cine São Luiz foi tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Governo do Estado do Ceará. Em outubro de 2007, o São Luiz foi arrendado à Federação do Comércio do Estado do Ceará, passando a funcionar como Cine São Luiz – Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro. Em 2011, o prédio do Cine São Luiz foi adquirido pelo Governo do Estado do Ceará, passando por restauração e modernização de seus equipamentos, sendo reinaugurado em 2014 e definitivamente reaberto em 2015, voltando à cena cultural como um Cineteatro popular, acessível e de valorização da produção artística e cultural cearense e do Brasil.
Público total do Cineteatro São Luiz
Desde a sua reabertura diária pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Cineteatro São Luiz alcançou a marca de 445 mil espectadores em todas as linguagens. 260 mil espectadores apenas na linguagem cinema (nesse período foram lançados, exibidos e reexibidos centenas de filmes de curta, média e longa duração de mais de 40 países, com os filmes brasileiros ocupando 43% da grade da programação, com destaque para as obras cearenses).
No último ano (2017), o equipamento recebeu 184.377 espectadores em todas as linguagens. 108.544 na linguagem cinema, sendo 231 espectadores a média de público por sessão – público 11,5 vezes maior do que a média nacional segunda dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1ZByXtySLLCuWuUZP96DDMM7ltS4ROnwu?usp=sharing