Em parceria com a FETRANS, o SEST SENAT Fortaleza lançou, na noite desta quarta-feira (12), em sua sede, o projeto “Simulador de direção SEST SENAT – Eficiência e Segurança no Trânsito”, equipamento que oferece tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o trabalhador em transporte, aprimorando o trabalho de motoristas profissionais de cargas e de passageiros, aumentando a segurança no trânsito e reduzindo os custos dos transportadores.
O Simulador de direção tem o objetivo de oferecer aos motoristas a oportunidade de vivenciarem, na prática, em um ambiente virtual e com tecnologia embarcada, situações do dia a dia, dando-lhes maiores facilidades ao trabalhar em um veículo mais moderno. Além disso, o equipamento aumenta a segurança no trânsito e reduz os custos das transportadoras.
“Uma das principais preocupações e frentes de atuação da FETRANS é proporcionar a mobilidade com excelência. Para isso, não medimos esforços em busca de soluções em prol de um transporte cada vez mais eficiente e seguro. Hoje, aqui, inauguramos um novo capítulo na história do SEST SENAT: temos um enorme prazer em lançar o projeto do Simulador de direção, que utiliza-se da tecnologia de ponta em favor da qualificação profissional do nosso trabalhador do setor de transporte de cargas e passageiros”, falou o presidente do SEST SENAT e da FETRANS, Chiquinho Feitosa. E completou: “Estamos muito felizes e honrados com essa iniciativa, que promove desenvolvimento para o nosso setor num momento bastante especial para a FETRANS. No próximo dia 27, a nossa Federação comemora 28 anos de atuação, enfrentando muitos desafios, mas buscando, acima de tudo, a melhoria contínua do transporte coletivo de passageiros no Ceará, Piauí e Maranhão, por meio de parcerias como essas, prospecção de inovações e defesa dos interesses do setor de transporte”.
Ao todo estão sendo investidos R$ 41,5 milhões. Além dos equipamentos de ponta, o projeto inclui proposta pedagógica, capacitação de instrutores, desenvolvimento dos cursos e horas técnicas de manutenção. Cinco cursos adaptados ao equipamento também estão sendo lançados, com conteúdos que abordam temas como condução segura e econômica, situações de risco, uso de tecnologias embarcadas, aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de passageiros e de cargas especiais e manobras.
Segundo dados da Pesquisa CNT Perfil do Caminhoneiro 2016, a média de idade desses profissionais é de 44 anos, somando mais de 18 anos de profissão, o que significa dizer que quando ele se tornou profissional a realidade era uma e agora é outra completamente diferente. Com o Simulador, os motoristas podem conhecer “in loco” as novas tecnologias do setor e acompanhar as suas inovações, tornando-os mais preparados para encarar os desafios atuais da profissão.
A expectativa é de que as 60 Unidades do SEST SENAT sejam contempladas até o final deste ano, qualificando, ao longo de três anos, em torno de 50 mil motoristas.
- postado por Oswaldo Scaliotti