A palestra faz parte da programação do primeiro Meet Up de Psicologia do Hospital
O Hospital Geral Haroldo Juaçaba realizará o I Meet Up de Psicologia nos próximos dias 12 e 13 de setembro. A temática do evento será “A integralidade do cuidado e a complexidade humana”. O objetivo é discutir sobre o auto-cuidado em todas as esferas e levar ao público um conceito de promoção de saúde e de bem-estar com a abordagem das diversas áreas da psicologia. Dentre os assuntos que estão na programação, destaque para a palestra sobre o desafio da psicologia na prevenção do suicídio, em reflexão ao setembro amarelo. O evento ocorrerá no Hospital Haroldo Juaçaba a partir das 8h no dia 12 de setembro e a partir das 7h15 no dia 13 de setembro. A inscrição pode ser feita por meio do site www.sympla.com.br/.
No Estado do Ceará, do ano de 2010 a 2018, houve um crescimento de 31,8% nos casos oficiais – fora aqueles que não foram notificados – de acordo com os últimos dados divulgados pelo projeto Vidas Preservadas do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Para a psicóloga do Hospital Geral Haroldo Juaçaba, Danielle Feitosa, o suicídio ocupa um lugar de destaque entre os problemas que atingem a sociedade. “Essa questão merece atenção, porque normalmente a pessoa que está pensando em cometer esse ato já têm problemas psicológicos que a família e os amigos não identificam. Por isso, esse é um fato que merece um cuidado multidisciplinar e que envolve muitos profissionais da saúde, não apenas psicólogos”, disse. O assunto será abordado no dia 12 de setembro, às 13h, com a temática “Os Desafios da Psicologia na Prevenção ao Suicídio”, com a psicóloga do UF, Darla Moreira.
Programação 12 de setembro
Na quinta-feira (12/09), os trabalhos iniciam às 8h15 com uma mesa redonda sobre o olhar integrado do psicólogo no ambiente hospitalar, com diversos psicólogos do HHJ. Em seguida, às 10h, haverá uma palestra sobre psicologia da saúde x psicologia hospitalar com a psicóloga da ProNutri, Gabrielle Cabral. Às 11h, haverá uma palestra sobre o corpo, sexualidade e câncer ministrada pela psicóloga do Centro de Especialidades do São Mateus, Natacha Fraga.
No período da tarde, às 13h, será abordado sobre os desafios da psicologia na prevenção ao suicídio com a psicóloga do UF, Darla Moreira. Às 14h será a vez da palestrante do Camargo Câncer Center de São Paulo, Christina Tabaray, subir ao palco para falar sobre o papel do psicólogo no aconselhamento genético. A psicóloga do HHJ, Daniele Feitosa, realiza uma palestra em seguida, às 15h15, para falar sobre a busca da boa morte. Por fim, às 16h15, haverá explanação de um estudo de caso sobre fé médica e obstinação familiar pela psicóloga do HHJ, Suzany Maciel.
Programação 13 de setembro
Na sexta-feira (13/09), o evento iniciará às 7h15 com uma sessão clínica sobre aspectos psicológicos de pacientes e familiares submetidos a testes genéticos, com a palestrante do Camargo Câncer Center de São Paulo, Christina Tabaray. Em seguida, a partir das 10h, haverá mesa redonda para abordar a visão do sujeito adoecido sobre as várias óticas psicológicas com psicólogos do Centro de Especialidades do São Mateus e do HHJ. Às 11h, haverá palestra sobre a comunicação como mediadora da relação equipe-médico-paciente com a Docente da UniChristus responsável pelo Serviço-escola de Psicologia Hospitalar, Rebecca Holanda Arrais.
No período da tarde, às 13h30, o assunto abordado será sobre a experiência do psicólogo em residência multiprofissional oncológica com os psicólogos do HHJ Aline Domingos, Fernanda Sousa e Allyson Maia. Depois, às 14h30, é a vez das psicólogas do HHJ Mylena Ximenes e Bruna Abreu subirem ao palco para falar sobre o inconsciente no hospital. Em seguida, às 15h30, os psicólogos do HHJ discutirão sobre o fazer da psicologia e as especialidades oncológicas. Para encerrar o evento, às 17h, a equipe de multiprofissionais do Hospital Geral Haroldo Juaçaba discutirá sobre um estudo de caso chamado “o bom filho a casa torna”.