Shopping investe quase R$ 5 milhões em modernização. Agora, três praças da primeira etapa do mall serão reformadas. A primeira será entregue nesta quarta, dia 25
Um shopping em constante renovação. Assim é o Iguatemi Fortaleza que tem investido fortemente nos últimos anos não apenas na diversificação e na ampliação de suas lojas, mas na modernização do mall e no conforto dos clientes, com recursos que somam R$ 4.850.000. Após a expansão já foram várias as novidades. Um novo mobiliário foi instalado nas praças de alimentação das 1ª e 2ª etapas, em um projeto desenvolvido pela JCC. Para maior conforto dos clientes, o Iguatemi também instalou películas nas praças de alimentação da 2ª etapa e da expansão e renovou os banheiros 1ª e 5ª etapas. Além de comodidade, o Iguatemi está atento à sustentabilidade e por isso disponibilizou recentemente carregadores para carros elétricos. O investimento sustentável posicionou o shopping como o primeiro do Estado a oferecer o serviço, que está disponível no estacionamento.
Um outro destaque das inovações trazidas pelo Shopping é a bela varanda projetada pela UPGREEN paisagismo. A vegetação é o ponto forte, com folhagens de diferentes tamanhos, cores e formas. Ao ar livre, o espaço tropical e ao mesmo tempo sofisticado reúne um conjunto rico e singular de múltiplos lounges ajardinados onde os clientes podem usufruir de bons momentos de lazer em contato com espécies como o pau-brasil, símbolo de brasilidade.
Praças revitalizadas
A mais recente novidade do Shopping Iguatemi Fortaleza é a revitalização arquitetônica e paisagística das praças da 1ª etapa. Na próxima quarta-feira, dia 25, às 19h, o público receberá a primeira delas totalmente reformada. Peças em crochê e em cipó misturadas harmoniosamente a plantas de diversas espécies e unidas ao aconchego da madeira prometem provocar boas sensações em quem passar pelo espaço em frente à C&A.
Segundo a gerente de Marketing do Iguatemi, Rachel Mendonça, outras duas praças da primeira etapa também serão reformadas dentro de uma proposta única que valoriza a cultura cearense, através do trabalho de artesãos do Estado, do paisagismo e da madeira, no mesmo estilo da utilizada na área de convivência da sexta expansão do Iguatemi, que tem a maior cobertura de madeira do Brasil. Para esta área, foram fabricados painéis de madeira laminada colada (MLC) de abeto (espécie de pinheiro), provenientes de áreas de reflorestamento da Áustria, que formam uma cobertura curvilínea, com um vão livre de 48 metros.
Artesanato em destaque
Francisco Alves de Souza é o responsável pela confecção dos belos pendentes de cipó imbé que ornarão o espaço. Ele é filho do Mestre Pedro Balaieiro, de Pacoti, e com muito entusiasmo participou do projeto. “Para mim foi um desafio, mas adoro desafios. Adoro mostrar meu trabalho e foi uma oportunidade de me aprimorar mais com estas pecas”, afirma o artesão que levou 13 dias para produzir cada pendente. Para as outras praças serão feitos mais 11 peças, explorando o pé direito do Shopping Iguatemi e fazendo a relação entre ambientes de interior com exterior.
Agregando mais vida ao ambiente, puffs em crochê convidam os visitantes a entrarem nas praças e desfrutarem de seu aconchego. Eles foram cuidadosamente confeccionados por artesãs da Associação Artfio, que reúne 36 mulheres empreendedoras do município cearense de São Gonçalo do Amarante. De acordo com a presidente da Associação, Conceição Juvêncio, foram confeccionados 26 puffs em cores e tamanhos variados de acordo com o projeto arquitetônico; um deles chega a medir 1,8 metro de diâmetro. Tudo isso em menos de 60 dias de trabalho graças à habilidade e à força coletiva das artesãs. “Nosso grupo já era parceiro da Loja do Bem que nos ajudou na etapa mais difícil para o artesanato que é a comercialização. Ganhamos uma visibilidade muito grande e estamos muito felizes com o convite para este novo projeto”, comemora. Além dos puffs, bancos artesanais de madeira também são espaços de interação entre os clientes, que poderão circular pela praça com piso nivelado ao corredor.
A requalificação arquitetônica e paisagística das praças da primeira etapa do Shopping Iguatemi Fortaleza é projeto da arquiteta e urbanista Micheline Brito e do engenheiro agrônomo Marco Aurélio Duarte, em parceria com a empresa Up Green, e traz em seu conceito a praça ao ar livre . “Linhas orgânicas, texturas, materiais naturais como a pedra e a madeira, mobiliário artesanal e uma exuberante vegetação formaram a base da concepção.
Pórticos em madeira possibilitam diferentes perspectivas aos visitantes, criando cenários e emoldurando as praças”, detalha Duarte.
O verde tem presença marcante na nova praça, seja através das destacadas palmeiras seja com as espécies de menor porte. No decorrer do ano o paisagismo promete mudar para diversas temáticas como a primavera. “Vale ressaltar que o projeto contemplou, além da especificação, composição e vegetação, o acompanhamento agronômico, que foi produzido pelo Sítio Arvoredo (Pacoti-CE)”, ressalta Duarte.
Sobre o Shopping Iguatemi Fortaleza
O Shopping Iguatemi Fortaleza tem 37 anos de existência. Empresa do grupo JCC – Jereissati Centros Comerciais, que também controla shopping centers em Belém (PA) e Campo Grande (MS), o Iguatemi Fortaleza traz números bastante positivos. São mais de 450 lojas e quiosques que reúnem o mais completo mix de compras, lazer, gastronomia e serviços de Fortaleza em mais de 90 mil metros quadrados de área. Por corredores amplos e projetados para o melhor aproveitamento da iluminação natural, fazer um passeio pelo Iguatemi é experimentar conforto, comodidade e aproveitar o que a vida tem de melhor.