Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco), o Dia Mundial da Reciclagem é celebrado em 17 maio, tendo como objetivo estimular a reflexão sobre a importância do descarte correto dos itens de consumo. Para ampliar a discussão acerca desse tema, os empreendimentos do Grupo JCPM em Fortaleza irão realizar ações de conscientização voltadas para o público de todas as idades. De 16 a 18 deste mês, os visitantes do RioMar Fortaleza poderão conferir um painel lúdico e interativo com dados e explicações sobre o que são resíduos e rejeitos, inclusive, com distribuição de brindes.
A ideia do espaço é conscientizar e mostrar aos clientes a possibilidade de criar diversos produtos a partir de resíduos recicláveis, incentivando-os a repensarem a forma que enxergam os resíduos gerados diariamente. Além disso, as redes sociais do RioMar Fortaleza terão uma série especial de postagens exclusivas sobre o tema mostrando o destino dado aos resíduos produzidos pelo shopping, do tratamento à destinação final. Essa é uma das ações que integra o compromisso socioambiental dos empreendimentos do Grupo JCPM na capital cearense.
Já o RioMar Kennedy realiza, de 17 a 19 deste mês, diversas atividades voltadas para crianças e adultos de todas as idades. Os visitantes terão a chance de conferir uma exposição interativa que apresenta o ciclo de reciclagem dos resíduos eletrônicos e os períodos do desgaste inadequado, além de informações sobre educação ambiental, distribuição de brindes e agendamento gratuito para a coleta domiciliar de itens como ventilador, batedeira, notebooks, impressoras etc. As redes sociais do RioMar Kennedy também terão postagens exclusivas sobre o tema, com destaque para o vídeo sobre a jornada dos resíduos produzidos pelo shopping.
Práticas sustentáveis
Essas atividades em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem fazem parte do compromisso dos empreendimentos do Grupo JCPM em Fortaleza de desenvolver e colocar em prática ações socioambientais. Apenas em 2023, o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy foram responsáveis por reciclar mais de 2 toneladas de resíduos eletrônicos, segundo o Relatório de Impacto Ambiental Positivo de Eletrônicos, da empresa Green Eletron, responsável pela coleta de eletrônicos, pilhas e baterias nos quatro Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos – PEV’s dos empreendimentos. Além disso, os dois shoppings também reciclaram mais de 982 toneladas de resíduos, entre papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio, que resultaram, mensalmente, em renda para 21 famílias de recicladores que moram nas comunidades do entorno.
Comprometidos em reduzir o impacto sobre o meio ambiente, os sete shoppings do Grupo JCPM, incluindo o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy, contam com a certificação internacional I-REC, que atesta que o consumo de energia dos empreendimentos é 100% de fontes renováveis. Usado no Brasil desde 2017, o selo contribui com as estratégias de redução de impactos climáticos usadas pelas empresas do Grupo.
“Os empreendimentos do Grupo JCPM em Fortaleza, assim como nas demais cidades onde estão presentes, desenvolvem práticas sustentáveis. Todas essas iniciativas foram e são idealizadas com o objetivo de reduzir ao máximo os impactos ao meio ambiente. E é de extrema importância realizar ações de conscientização do nosso público, para que ele entenda a importância de também fazer a sua parte em prol da sustentabilidade”, destaca Karine Costa, coordenadora de sustentabilidade dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy.