Frente aos recentes aumentos de combustíveis derivados de petróleo, o gás natural veicular (GNV) está se tornando, cada vez mais, uma alternativa para os consumidores. Com o GNV, é possível encher o tanque com pouco mais de R$ 50 e dirigir por 150 a 200 quilômetros com esse valor.
Para utilizar o gás, é necessário instalar os cilindros, com um investimento inicial que varia de R$ 3,5 mil a R$ 5 mil reais, em oficinas devidamente credenciadas pelo Inmetro.
Mesmo com os preços altos da gasolina e etanol, a migração para o GNV só é recomendada por especialistas para quem chega a dirigir pelo menos mil quilômetros por mês. Para manter os cilindros, o carro e os passageiros seguros existem também gastos periódicos e a realizações anuais de vistorias.
Outros detalhes importantes para a utilização do GNV devem ser tomados na hora de abastecer. Confira abaixo alguns cuidados listados pelo Sindipostos:
1. Selo GNV
Com a alta nos combustíveis, muitos condutores de veículos estão tentando driblar o preço alto fazendo “gambiarras” com o GNV, o que pode acarretar grandes riscos de explosões. Ao abastecer, o posto deve solicitar o Selo GNV ao condutor, para comprovar que o cilindro está dentro das normas do Inmetro.
2. Motor e eletrônicos desligados
O motor do veículo e toda a sua parte eletrônica – luzes, faróis, som – devem ser desligados durante o abastecimento. Também é recomendado que equipamentos eletrônicos portáteis sejam desativados. Além disso, o porta-malas e o capô do carro precisam estar abertos.
3. Carro vazio
O carro deve estar vazio, sem nenhuma pessoa em seu interior enquanto o cilindro é abastecido. O condutor e os passageiros devem manter uma distância considerável do veículo durante todo o processo.
4. Uso do celular
Não se deve utilizar o telefone celular ao redor do local de abastecimento, por conta do risco de incêndio.
5. Proibido fumar
É estritamente proibido fumar, usar isqueiros ou fósforos nas proximidades do posto de combustível, seja no momento do abastecimento ou não.
6. Pressão e aterramento
Em toda bomba de GNV, é possível encontrar um manômetro, em que o nível de pressão não pode ultrapassar 220. O frentista deve fazer o aterramento próximo à válvula do abastecimento.