Com apoio do Hapvida Saúde, sistema de mobilidade alternativa, VAMO, apresenta média de três mil viagens por mês
De acordo com a última avaliação da Nasa, agência espacial norte-americana, realizada em setembro de 2018, o tamanho do buraco na camada de ozônio é de 23 milhões de km², quase três vezes a área do Brasil, que é de pouco mais de 8,5 milhões de km².Para conscientizar a população mundial dos impactos causados pelas emissões de gases poluentes, em 16 de setembro é celebrado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.
Entre estas substâncias que contribuem para aumentar o buraco na camada de ozônio está o Dióxido de Carbono (CO²), emitido em boa parte por veículos a motor. Focado em melhorar o bem-estar de toda a população, o Hapvida, uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil, lançou há três anos a iniciativa VAMO (Veículos Alternativos para Mobilidade), uma parceria entre a operadora, Prefeitura Municipal de Fortaleza (CE) e a Serttel, que cuida da operação e manutenção dos veículos.
O sistema de carros elétricos compartilhados já possui mais de 3.800 pessoas cadastradas na plataforma, sendo que 70% dos usuários têm entre 21 a 40 anos. Para viabilizar o projeto, o Hapvida Saúde realizou um investimento superior a R$ 7 milhões que possibilitou a realização da iniciativa em Fortaleza (CE) com 20 carros elétricos presentes em 18 estações de compartilhamento.
O VAMO é um sistema de mobilidade alternativa que já acontece de forma similar em outras cidades do mundo, por exemplo, em Londres, Paris, Nova York e Chicago. Nos últimos seis meses, foram realizadas uma média mensal de aproximadamente 3.750 viagens, sendo que os dias da semana com maior demanda de uso são as sextas-feiras (21%), os sábados (16%) e as quartas-feiras (16%).
Para o Hapvida Saúde, o momento é para celebrar o sucesso da ação que foi uma aposta pioneira e de sustentabilidade da companhia. “Compreendemos que acesso, flexibilidade, compartilhamento e colaboração estão cada vez mais presentes na sociedade. Consequentemente, enxergamos a importância de apoiar a iniciativa que tem surtido efeito de mudança no cenário urbano por meio da união público, privado e comunidade”, declara Simone Varella, diretora de Comunicação e Marketing da operadora.
Atualmente, as estações da cidade de Fortaleza oferecem dois modelos de automóveis de fabricação chinesa: o crossover E6, produzido pela BYD (com 61% de utilização mensal) e o Zhi Dou, do Xindayang Group (com 39% de aproveitamento por mês).
Para o motorista retirar um carro das estações, basta se cadastrar pelo site vamofortaleza.com.br, preenchendo um formulário com todos seus dados. Após a validação das informações, a Serttel entra em contato com o usuário para a assinatura do Termo de Responsabilidade e test drive. Os veículos podem ser reservados por meio do site ou pelo aplicativo para smartphone.
Sobre o Hapvida
Com mais de 4 milhões de clientes, o Hapvida hoje se posiciona como uma das maiores operadoras de saúde do Brasil. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, são mais de 22 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 28 hospitais, 82 clínicas médicas, 19 prontos atendimentos, 88 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial (Vida&Imagem) distribuídos em 12 estados onde a operadora atua com rede própria.