Tecnologia, em projeto piloto, reduzir em 20% o volume de concreto e aço nos empreendimentos
A Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon-CE) desenvolveu uma tecnologia inédita com o objetivo de reduzir desperdícios de materiais, otimizar a execução das obras e, consequentemente, gerar economia para as empresas. É o Sistema de Estrutura Pronta (SEP), que irá executar e entregar estruturas de concreto nos canteiros de obra.
Para implementar o SEP, a Coopercon reuniu quatro fornecedores principais, que são: ArcelorMittal (aço e cordoalhas), Apodi (concreto usinado), Belgo Pronto (aço cortado, dobrado e armado), e Impacto Protensão (serviço de protensão). Além disso, o sistema contará com diversos parceiros para oferecer às empresas uma solução diferenciada no processo construtivo. Todo o sistema será gerenciado pela cooperativa.
O diretor de novos negócios da Coopercon, Waldemar Cartaxo, destaca algumas vantagens que serão alcançadas com esta nova tecnologia: desenvolvimento tecnológico, redução no custo por metro cúbico e redução do prazo de execução da obra. “Apesar de sermos uma indústria, ainda utilizamos processos muito manuais, e o SEP será um passo importante para transformarmos a forma de trabalho da construção civil”, diz.
A estrutura pronta de concreto representa cerca de 30% de uma obra. Por isso, a Coopercon decidiu iniciar este novo projeto a partir desta etapa. Mas a ideia é ampliar o sistema integrado para outras fases, como fachadas e acabamentos internos.
Um projeto piloto está sendo realizado em uma obra da capital que deverá ficar pronta em dez meses. A estimativa é que a empresa responsável pelo empreendimento alcance uma economia em torno de R$ 1,2 milhão em material e mão-de-obra. A redução, segundo Cartaxo, é de aproximadamente 20% no volume de concreto e peso do aço.
Como funciona o SEP
A Coopercon-CE será a gestora técnica e operacional do Sistema de Estrutura Pronta, atuando como mediadora entre os fornecedores e realizando a coordenação, planejamento e acompanhamento dos fornecedores e prestadores de serviço.
Cada fornecedor ficará responsável por um insumo ou serviço: a Apodi entregará o concreto conforme as especificações desejadas dos clientes e cooperados no prazo acordado; a Coopercon Belgo Pronto entregará o aço cortado, dobrado e/ou armado para os clientes e cooperados; a Estrutech, a estrutura ao contratante por meio de um serviço de qualidade e dentro do prazo estabelecido; e a Impacto Protensão fornecerá o serviço de protensão em estruturas de concreto com qualidade.
Além da redução na quantidade de insumos que serão utilizados nas obras, o SEP deverá representar benefícios à estrutura quanto à prevenção da deformação e fissuração; e quanto à qualidade do produto acabado, prevenindo retrabalho durante as etapas subsequentes de acabamento.
- postado por Oswaldo Scaliotti