A empresa de energia americana AEP, American Eletric Power, se junta ao projeto, que reúne em uma só inciativa global os programas de aceleração de startups que a EDP mantém em diferentes países
O Starter Acceleration Program, projeto que reúne em um só programa global as iniciativas de aceleração que a EDP mantém nos países onde está presente, prorrogou as inscrições para as startups interessadas que terão até o dia 13 de maio para finalizarem o seu cadastro no site edpstarter.com/acceleration.
Além disso o programa ganhou mais uma parceira, a empresa americana American Electric Power. Uma das maiores empresas de energia dos Estados Unidos, a AEP se junta à EDP no Starter Acceleration Program, que está à procura de startups com tecnologias inovadoras e aplicáveis ao setor de energia e toda sua cadeia de valor. A iniciativa ainda conta com o apoio das aceleradoras ACE e LMarks, duas especialistas em projetos de inovação e empreendedorismo e referências nas geografias onde atuam.
A partir do sucesso dos projetos EDP Open Innovation e EDP Starter Brasil e Espanha, o grupo decidiu criar o Starter Acceleration Program. O projeto terá módulos contemplando a América Latina, América do Norte e Europa. A final será no Web Summit, em Lisboa.
“A EDP Brasil vem desenvolvendo o ecossistema empreendedor local nos últimos dois anos e, em 2019, com a globalização do programa Starter, desenvolvido pela ACE e a LMarks, e com a AEP como parceira, teremos uma ótima oportunidade para alcançar as mais incríveis startups do mundo. Estamos muito animados com a possibilidade de descobrir novas soluções para o setor de energia” diz Livia Brando, gestora executiva de Estratégia, Inovação e Ventures da EDP Brasil.
Neste ano, a busca será por startups de todo o mundo, já que o programa terá módulos em três regiões – Europa (em Madri, Espanha), América Latina (São Paulo, Brasil) e América do Norte (em Houston, Estados Unidos) – regiões nas quais a EDP já tem forte presença e experiência reconhecida na área da Inovação. Serão selecionadas 10 startups para cada módulo. Elas passarão por uma semana de imersão para o desenvolvimento das propostas de projetos-piloto junto à EDP e AEP, com o apoio do time de especialistas das Empresas, além de receber mentoria das aceleradoras. Ao fim desse processo, haverá um Demoday, no qual as startups farão os pitchs. As startups com maior potencial participarão do evento final, a ser realizado em novembro, em Lisboa, durante o Web Summit. As escolhidas terão um stand na maior Conferênciada de tecnologia da Europa, podendo apresentar suas soluções ao mercado e prospectar novas oportunidades de negócio. A startup mais bem avaliada será premiada com 50 mil euros.
Em linha com as áreas estratégicas da EDP, o Starter Acceleration Program prospecta projetos em sete categorias: Energias Limpas, Soluções com Foco no Cliente, Inovação Digital, Armazenamento de Energia, Redes Inteligentes, Inovação em Processos Internos e Acesso à Energia. Durante o programa, as startups vão também ter acesso a vários benefícios, com destaque para as mentorias de especialistas em inovação de todo o mundo e análises pela EDP Ventures para potenciais investimentos. O primeiro módulo do programa será realizado em Madri, no mês de junho; seguido de São Paulo, em julho; e Houston, em setembro.
Sobre a EDP Brasil
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Transmissão, Distribuição, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,4 milhões de clientes em suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
Sobre a AEP
Situada em Columbus, Ohio, a American Eletric Power está focada na construção de uma infraestrutura de energia mais inteligente e no fornecimento de novas tecnologias e soluções de energia personalizadas para os seus clientes. Aproximadamente 18.000 funcionários da AEP operam e mantêm o maior sistema de transmissão de eletricidade dos Estados Unidos e mais de 219.000 milhas de linhas de distribuição para fornecer energia segura e confiável a quase 5,4 milhões de clientes regulamentados em 11 estados. A AEP também é uma das maiores produtoras de eletricidade do país, com aproximadamente 32.000 megawatts de capacidade geradora diversa, incluindo 4.300 megawatts de energia renovável. O Grupo AEP inclui as plantas, AEP Ohio, AEP Texas, Appalachian Power (em Virginia e West Virginia), AEP Appalachian Power (no Tennessee), Indiana Michigan Power, Kentucky Power, Public Service Company Oklahoma, e Southwestern Electric Power Company (em Arkansas, Louisiana, leste do Texas e do Texas Panhandle). A AEP também é proprietária da AEP Energy, da AEP Energy Partners, da AEP OnSite Partners e da AEP Renewables, que fornecem soluções inovadoras de energia competitiva em todo o país.
Sobre a ACE
A ACE é uma das pioneiras no ecossistema empreendedor desde 2012, e tem como objetivo ajudar grandes empresas e startups a tornarem-se organizações exponenciais. Entre a consultoria e o investimento, a história da empresa conta com mais de 600 empresários, 250 startups aceleradas, 55 programas de inovação e 30 das maiores corporações mundiais no portfólio. Atua globalmente em diferentes mercados, como a saúde e finanças, com empresas como a Google, BTG, Natura, Itaú, entre outras.
Sobre a L Marks
A L Marks é uma das principais consultorias em inovação aplicada e criou a maior rede de aceleradoras empresariais do Reino Unido. A empresa lançou também mais de 50 programas de inovação em toda a Europa, Israel, Japão e Estados Unidos. Trabalha com algumas das marcas mais conhecidas do mundo, incluindo BMW, Lloyd’s of London, Arsenal e British Airways, para identificar os desafios das empresas e transformá-los em oportunidades de crescimento. Seus programas colaborativos e orientados para resultados oferecem informações e acesso a startups, enquanto incorporam as suas tecnologias pioneiras às empresas para melhorar sua operação e seu espírito empreendedor, bem como a experiência do cliente.