Com projeto inovador na área da saúde, a TÁQUION recebe título em evento de aceleração de startups realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço (MDIC)
A TÁQUION, empresa cearense com foco desenvolvimento de dispositivos médicos para diagnóstico rápido,, é considerada uma das 12 melhores startups brasileiras mais atraentes para investimentos, título reconhecido no primeiro ciclo de aceleração 2016 do Programa InovAtiva Brasil, maior e mais abrangente programa de aceleração de startups do país, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço (MDIC). Destaque, na categoria “Saúde, Biotecnologia, Química e Agronegócios”, a empresa recebeu o reconhecimento devido ao seu projeto de biosensor, que promete revolucionar o processo de diagnóstico médico. A empresa desbancou 125 startups selecionadas para a final do programa, dentro de um total de 1340 inscritas, sendo a única cearense a receber o destaque na categoria.
O reconhecimento veio no último dia do Programa, um evento chamado Demoday InovAtiva, onde tiveram a oportunidade de apresentar seus projeto a potenciais clientes, investidores, parceiros e indústrias. Das 125 startups selecionadas para esta etapa final, 115 estiveram presentes, juntamente com 117 investidores e executivos de empresas para avaliar e se conectar com seus projetos. “Participar de um evento como este é extremamente enriquecedor. Além de apresentar nosso projeto para um público-alvo muito forte, tivemos também a oportunidade de conhecer outros projetos de inovação que certamente farão a diferença na vida das pessoas, assim como o nosso”, explica Gisele Antenor, co-fundadora da TÁQUION.
Um ponto importante de eventos com esses é atrair a atenção de investidores para que projetos de inovação idealizados por essas startups obtenham recursos financeiros para estudos, pesquisas e logística de entrada no mercado para que a sociedade possa usufruir de seus benefícios. O projeto da TÁQUION, por exemplo, que foi reconhecida no evento, promete acabar com a demora no reconhecimento de enfermidades, que lota clínicas e emergências em todo o País. Usando uma tecnologia que identifica várias doenças em pouco tempo, baixo custo e uma única gota de sangue capilar, a plataforma é capaz de diagnosticar, em minutos, zika, dengue, hepatites B e C, identifica a Troponina, enzima que, dependendo de seus níveis encontrados no sangue, serve para diagnosticar infarto precocemente, além de identificar até quatro marcadores tumorais.
“Receber o título de estar entre as 12 melhores startups mais atraentes para investimento faz o Nordeste, e em especial o Ceará, entrar na rota de investidores em projetos de inovação. Quem ganha com isso é a sociedade, pois nosso projeto busca ajudar a solucionar um gargalo antigo da área da saúde brasileira”, explica Eduardo Tavares, co-fundador da TÁQUION