Formas mais modernas de gerenciar os recursos naturais e diminuir a poluição e degradação ambiental são cada vez mais necessárias. A startup cearense Selletiva acredita nisso e utiliza tecnologia em prol do meio ambiente. Desde 2015 no mercado, a startup oferece um processo que acompanha as movimentações dos resíduos em todas as etapas – desde os geradores (empresas, condomínios, prefeituras, escolas), transportadoras, empresas de reciclagem e aterros sanitários, isto é, faz um mapeamento para detectar se os resíduos estão sendo realmente movimentados e descartados nos locais adequados. O sistema pode ser utilizado em computador ou aplicativo de celular e fazer todo o acompanhamento dos resíduos de qualquer lugar, a qualquer hora.
A Selletiva atua para reduzir o problema de descarte inadequado de resíduos – que se agrava a cada ano. Sem a coleta seletiva efetiva e com a má gestão dos resíduos, a necessidade de construção de novos aterros sanitários é antecipada, a qualidade da água e a saúde pública ficam prejudicadas e os custos tornam-se crescentes tanto para gerenciar quanto para fiscalizar.
A solução está preparada para fazer integração com soluções privadas (de empresas terceiras) como sensores (lixeiras inteligentes, IOT), câmeras (monitoramento) e GPS (rastreamento do caminhão e/ou das lixeiras/containers), trazendo ainda mais inovação tecnológica ao processo (que é feito hoje em dia através de documentos físicos como o papel) com mais confiabilidade e segurança nas informações, evidenciando os registros da coleta, transporte, descarte e fiscalização.
A startup surgiu de um projeto acadêmico. Desde que decidiram apostar na ideia como negócio, iniciativa já foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e contou com o apoio da Funcap através do edital Pappe/Integração e de bolsas do CNPq/MCTI/FINEP. A Selletiva é o único projeto não pernambucano incubado e graduado no Porto Digital, em Recife.
A solução já está sendo utilizada em uma associação de catadores (Socrelp), empresa de coleta (Nova Terra), indústria (Grupo 3corações), construtora (Construtora Ekos), empresa de serviços turísticos (Beach Park) e em breve em bancos, seguradoras, prefeituras e governos (para órgãos de fiscalização e transparência ao público).
Em 2017, a Selletiva foi selecionada pelo BNB como uma startup de impacto social, econômico e ambiental de abrangência no Norte e Nordeste e levada em missão a Israel para conhecer e interagir com um dos ecossistema de inovação mais eficientes do mundo.