Fortaleza recebe, nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, no Espaço FB Ideias – Centro de Inovação e Empreendedorismo da Organização Educacional Farias Brito, a primeira edição do Startup Weekend Youth. O evento, exclusivo para jovens de ensino médio, com idades entre os 14 e os 19 anos, tem por objetivo estimular a criatividade e preparar a próxima geração de empreendedores. As inscrições estão abertas no site http://www.up.co/communities/brazil/fortaleza/startup-weekend/6818
Advindos de escolas públicas e privadas, os 60 adolescentes aguardados serão imersos em 54 horas de planejamento e proposição de ideias. Estudantes e mentores, incluindo desenvolvedores, designers e entusiastas, se unirão em equipes para a criação de startups (negócios digitais), tais como aplicativos, portais, redes sociais e dispositivos eletrônicos.
Para isso, contarão com 12 mentores e a avaliação de jurados, como Mariana Fonseca, futurista pela Singularity University, instituição situada na NASA, no Vale do Silício (EUA), co-criadora do Por Vir, maior portal de inovação na educação do Brasil, e co-fundadora d’A Corrente do Bem. Além dela, estão confirmados: Eduardo Rocha, da Venture Capital Triaxis Capital; Daniel Almeida Chagas, professor universitário, maker e co-fundador do ForHacker Space; Leonardo Leitão; diretor de negócios e projetos especiais da Leme Digital, e Carlos Alan, co-fundador da startup Agenda Kids.
O Startup Weekend é um evento internacional sem fins lucrativos e organizado por voluntários, em que jovens se unem para compartilhar ideias e criar startups. Com mais de 13 mil negócios criados, 1.500 edições realizadas em mais de 800 cidades e 97 países, o Startup Weekend é considerado o maior evento de startups do mundo.
Programação
No primeiro dia, cada participante vai ter 1 minuto para apresentar sua ideia ao público do evento. As mais votadas serão selecionadas para serem postas em prática durante o fim de semana. Formadas as equipes, cada uma terá dois dias para se dedicar e desenvolver a ideia escolhida. Os grupos aprenderão a desenvolver um modelo de negócio, a identificar o seu cliente, construir um protótipo e ao final apresentá-lo para uma banca de jurados que irá julgar e eleger as melhores ideias.
Serviço:
Organização Educacional Farias Brito
- postado por Oswaldo Scaliotti