Higienizar não só as frutas e verduras, mas todos os alimentos após chegar do supermercado tem sido rotina das famílias durante a quarentena devido ao novo coronavírus. A atitude garante alimentos livres de microrganismos que facilitem a aquisição da doença. O Supermercado Guará deu algumas dicas de como higienizar corretamente todos os alimentos ao chegar em casa.
Um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine revela que o novo coronavírus pode sobreviver por até 80 horas em superfícies como papelão e plástico, por isso, é necessário repensar a forma como consumimos e armazenamos os alimentos. De acordo com o Elayne Marques, engenheira de alimentos do supermercado Guará, cada tipo de alimento tem sua particularidade. Você pode seguir o passo a passo abaixo:
1) Use máscara para fazer todo o processo;
2) Descarte as sacolas do supermercado e as embalagens secundárias como: papelão em volta do pote de sorvete, plásticos de kits, caixas de creme dental;
3) Higienize primeiro os resfriados e congelados para conseguir armazenar o mais rápido possível;
4) Transfira para recipientes da sua casa ou para sacos de armazenamento de alimentos o que for possível;
5) As frutas e verduras devem ser colocas de molho em solução clorada (1 colher de sopa de água sanitária sem cheiro para cada litro de água ou de acordo com o rótulo do produto que tiver na sua casa), deixe na solução por 15 minutos, enxague com água corrente e seque antes de armazenar.
6) Higienize as embalagens dos demais alimentos com solução de água sanitária ou com álcool 70%, e espere pelo menos 5 minutos antes de armazenar.
Lembre-se de não tocar nos olhos, nariz ou boca enquanto faz o processo de desinfecção das embalagens e de higienizar as superfícies onde estavam os alimentos quando chegaram, quando finalizar, lave as mãos adequadamente.
Para quem quer ter ainda mais segurança e comodidade, o supermercado Guará conta com delivery via aplicativo. A ferramenta está disponível para baixar nas plataformas App Store e Google Play, e as entregas já são feitas em mais de 100 bairros.