A crise econômica dos últimos anos fez com que muitos perdessem o emprego ou a condição de manter um negócio próprio. No Ceará, segundo dados do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), nos três primeiros meses de 2017, a taxa de desemprego no estado atingiu 14,25% da população.
O cenário negativo não é exclusividade do Ceará. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa foi a maior taxa de desocupação, iniciada em 2012. No 1º trimestre, o Brasil tinha 14,2 milhões de desempregados, recorde histórico.
O mercado de trabalho não está bem na foto. É nesse cenário que muitos encontram uma oportunidade para mudar de carreira e ingressar em um caminho profissional completamente novo. O consultor vocacional Tarcísio Holanda, especialista em desenvolver um método de Carreira de Alta Performance (CAP), desenvolve sessões para quem está às vésperas da escolha que pode mudar suas vidas: a escolha de uma nova carreira.
O consultor explica porque a crise pode ser um motivo para tentar o novo. “Há a tendência de ter medo de trocar o certo pelo incerto, mas a crise proporciona que as pessoas se sintam um pouco mais encorajadas em tentar novas possibilidades de carreira”, explica Tarcísio Holanda.
O método desenvolvido pelo consultor aperfeiçoa os pontos fortes, oferecendo uma perspectiva sobre qual caminho trilhar. O objetivo do CAP é intervir de forma estruturada para que quem busca o método faça uso das habilidades que já possui e desenvolva outras, adquirindo mais segurança e equilíbrio. “Meu foco é ajudar quem precisa lidar com os principais desafios dessa fase de transição”, afirma.
Para Tarcísio, mudar de carreira é uma tendência. A jornada pode ser mais demorada, mas é possível elaborar novos caminhos com prazer e dedicação, garante o especialista em carreiras, que está sendo mais procurado agora na crise por profissionais querendo mudar.
Tarcísio Holanda
Tarcísio Holanda, antes de mais nada, é um jovem, que quando adolescente também teve várias dúvidas sobre sua carreira profissional. Descobriu-se na área vocacional, alcançando a graduação de um dos maiores Institutos de Análise Comportamental do país, o SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching. Também tem Certificação internacional reconhecida e aprovada pela IAC – International Association of Coaching e pela Corporate Coach U, além de ser Membro da Sociedade Latina Americana de Coaching.