Todo mundo tem um primo rico na família. E por que o milionário não pode ser você? É essa a proposta que o empresário Thiago Nigro faz em seu primeiro livro Do mil ao milhão – Sem cortar o cafezinho, que será lançado pela editora HarperCollins Brasil. Na obra, o YouTuber reuniu o que aprendeu nos últimos anos sobre investimento e mostra que entrar no mundo dos negócios e alcançar a independência financeira pode parecer impossível, mas, é apenas trabalhoso e requer muito estudo. Na quinta-feira, dia 6, o autor estará em Fortaleza para lançar o título. Ele fará um sessão de autógrafos na Livrarias Leitura do Shopping RioMar, a partir das 19h.
Em 2016, Thiago criou o canal “O Primo Rico”, que já soma quase 1,5 milhão de inscritos e 20 milhões de visualizações. Seu interesse pelo mundo dos negócios começou aos 17 anos, quando investiu 5 mil reais em ações e perdeu tudo em menos de uma semana. Mas ele não desistiu, Thiago decidiu que precisava estudar sobre o assunto e, aos 19 anos já acumulava cinco certificações em investimentos. Aos 22, ele estava à frente de seu próprio escritório de assessoria de investimentos e com 27, se tornou milionário.
“Lidar com dinheiro exige disciplina, comprometimento e estudo, mas, acima de tudo, uma grande mudança de mentalidade, o tal do mindset. E, por mais que pareça fácil e que você tenha nas mãos as ferramentas certas, fica difícil um projeto de longo prazo dar certo se você gasta todas as fichas logo no começo e não aprende, pouco a pouco, a mudar hábitos e a forma como se comporta com o dinheiro.”, explica Thiago.
Thiago Nigro apresenta o livro em três pilares: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Ele dá exemplos práticos em cada um dos capítulos para mostrar ao leitor que é possível economizar e investir o dinheiro da forma correta.
Um dos exemplos utilizados por Thiago mostra que guardar o mesmo valor durante 30 anos em uma caderneta de poupanças pode render 1 milhão de reais a menos do que um investimento.
“Escuto o tempo inteiro comentários de pessoas que afirmam estar poupando dinheiro. O que elas não compreendem é que isso não significa investir dinheiro. A diferença entre poupar e deixar dinheiro guardado embaixo do colchão, principalmente no curto prazo, pode ser bem pequena. Por isso, podemos dizer que quem apenas poupa está, na realidade, perdendo anos de riqueza no futuro, mesmo quando esses aportes são frequentes e visam o longo prazo”, comenta Thiago.
O Primo Rico também propõe alguns exercícios ao longo do livro, fala sobre financiamento, explica a diferença entre os tipos de investimento e indica qual a melhor opção para cada caso.
Sobre o autor:
Quando começou a ter contato com o mercado financeiro, há quase dez anos, Thiago percebeu como os brasileiros são reféns da falta de informação sobre o mundo dos investimentos. Para investir com maior rentabilidade e se aposentar o mais rápido possível, ele estudou tudo que podia para ter mais conhecimento do que os profissionais que estavam na outra ponta. Depois disso, ele ingressou no mercado financeiro, montou seu próprio escritório de investimentos e atendeu mais de 5 mil investidores. Depois de tudo isso, Thiago sentiu que deveria ir para a Internet, e com isso, criou “O Primo Rico”. Com o passar do tempo, começou a falar com milhões de pessoas todos os meses pela internet, atingiu sua independência financeira e também abriu a semana da educação financeira no Banco Central.