A dupla internacional faz parte da 4ª temporada do projeto Encontro Mestre & Aprendiz Almas Gêmeas e traz uma amostra da história musical contemporânea pelo mundo
A música e tudo que ela nos faz sentir e expressar corporalmente. Uma nova referência para nos comunicarmos e de como nos relacionarmos. E o que esperar dessa união de sentimentos? É o que o público irá descobrir durante a programação da 4ª temporada do projeto Encontro Mestre & Aprendiz Almas Gêmeas da Tapera das Artes, que tem como objetivo expandir cada vez mais os horizontes da arte, abrindo caminhos para a troca e para o compartilhamento do saber musical, incentivando o processo de educação infanto-juvenil.
A dupla internacional, formada pelo percussionista e solista Thierry Miroglio e pela bailarina e coreógrafa Sophie Jegou, desembarca diretamente da França, para se apresentar no próximo sábado (27), às 17h, no Teatro Tapera das Artes, localizado em Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, trazendo o espetáculo “O Pulso: movimento de mão e do corpo”. A programação é uma realização do Centro de Pesquisa e Difusão da Arte-Imaginário e Ministério da Cidadania, tendo como co-realizadores a Enartes – Música Meta Educação & Marketing Cultural e a Tapera das Artes. A entrada é gratuita.
O projeto Encontro Mestre & Aprendiz, que tem a direção artística pedagógica do Maestro Ênio Antunes, acontece no Teatro Escola da Tapera das Artes e traz este ano o tema “Almas Gêmeas”. O projeto abre um diálogo entre mestres e aprendizes de diversas instituições do Estado do Ceará, a partir da cidade de Aquiraz, através de concertos e uma série de encontros artísticos pedagógicos, envolvendo um público expressivo de crianças, adolescentes e jovens, fazendo a conexão entre músicas clássicas e o regionalismo musical expressado na cultura cearense. “Almas Gêmeas é o encontro de muitos; puros de alma e coração; arte e humanidade; patriotas e servidores da máxima do sentir; da sustentável leveza do ser que pode transcender sua própria essência na busca incansável de transformação, agregando pessoas para emocioná-las”, descreve o maestro Ênio Antunes, diretor artístico do projeto.
Além da dupla francesa, a 4ª temporada do encontro deste ano conta com o talento de Fernando Sardo & Grupo CataVento, que prometem trazer um grande repertório, que terá sua melodia transmitida através de instrumentos produzidos a partir de materiais recicláveis.
Para Ênio, esta temporada do evento promete trazer uma nova forma do sentir musical, mostrando como essas sensações estão presentes em nossas vidas. “A música é uma nova referência para nos comunicarmos. O pulso está em cada um de nós. Ele está dentro de nós e nos faz sentirmos vivos no espaço e no tempo; ele é nosso fôlego de vida. A música é um ato de amor. Ela transforma, agrega e emociona as pessoas”, finaliza.
Sobre Thierry Miroglio
Natural da França, Thierry Miroglio é conhecido por sua brilhante carreira como solista, motivo pelo qual foi convidado a se apresentar em recitais e concertos em mais de 40 países, em vários locais de prestígio e festivais como em Salzbourg, Nova York, Viena, Milão, Boston, Bucareste, Paris, Amsterdam, Madri e Tóquio, dentre outros. Thierry é um dos raros percussionistas no mundo a exercer tamanha atividade como solista, possuindo um repertório de mais de 350 obras. Além dessa função, Thierry também é percussionista e professor de música.
Sobre Sophie Jegou
A francesa Sophie Jegou é graduada em Filosofia pela Universidade de Lyon e movida pela vontade de ultrapassar os limites tradicionais da dança contemporânea. A bailarina desenvolve há anos um trabalho como solista, dedicando-se ao domínio da criação, associando a dança a outras formas artísticas (poesia, música, artes visuais e teatro). Dentre suas apresentações de mais destaque, está a Bienal da Dança de Lyon, Teatro Montensier Versailles (Festival international Orphée), Ópera de Saint Etienne (Espetáculo Danse et Poésie) e Festival Frasq Paris (Parades et Changes). Sophie também é coreógrafa e professora de dança.
Sobre Fernando Sardo & Grupo CataVento
O Grupo Catavento é coordenado pelo músico e Luthier Fernando Sardo, sendo um dos mais conhecidos da ONG Tapera das Artes, localizada em Aquiraz. O grupo se destaca pela forma em que constrói seus instrumentos e pelos materiais utilizados, como cabaça, madeira, PVC, entre outros materiais recicláveis ou colhidos da flora cearense. Dentre os instrumentos musicais produzidos a partir do PVC estão os de corda, percussão e sopro, oferecendo inúmeras possibilidades criativas. Fernando é músico, luthier, artista plástico e une seus conhecimentos musicais ao interesse por instrumentos, sendo reconhecido pelo seu talento e fazendo apresentações, shows e oficinas por todo o país. Além dos instrumentos musicais recicláveis, Sardo também constrói esculturas sonoras gigantes que podem ser conferidas pessoalmente em vários parques culturais espalhados pelo Brasil.
Sobre o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” – Almas Gêmeas
Idealizado para possibilitar a aproximação de jovens aprendizes com nomes consagrados da música instrumental, o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz – Almas Gêmeas” oferece ações educativas que resultam em concertos interativos. A programação artística do Encontro contará ao longo do ano de 2019 com a participação de 16 mestres convidados, sendo 14 atrações nacionais e duas internacionais.
Realizado mensalmente, de maio a dezembro de 2019, o Projeto tem ações que ocupam diferentes espaços, contemplando um público amplo. Atuando, assim, não apenas na formação dos aprendizes, mas também com foco no público geral interessado pela música em seus aspectos sonoros e teóricos. Para este ano, grandes nomes nacionais e internacionais estão confirmados:
o Julho – Thierry Miroglio & Sophie Jegou – percussionista-solista internacional e professor; bailarina internacional, coreógrafa e professora;
Fernando Sardo & Grupo CataVento – músicos e apresentação com instrumentos produzidos com materiais recicláveis;
o Agosto – Claudio Cohen & Gabriel Marin – maestro e violinista; violista;
o Outubro – Roberto Minczuk – maestro brasileiro;
o Novembro – Nonato Luiz & Adelson Viana – música instrumental;
o Dezembro – João Carlos Martins, Ricardo Bacelar & Lia Veras – maestro brasileiro; compositor e pianista; cantora, intérprete e professora de educação musical.
Associação Tapera das Artes
A música sempre foi a grande paixão de Ritelza Cabral, idealizadora da Instituição Tapera das Artes. Em 1993, iniciou voluntariamente ateliês com 30 crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda do distrito de Tapera, no município de Aquiraz, ocupando as mangueiras de seu sítio. O trabalho logo criou corpo e em pouco tempo já existiam 60 crianças abrigadas nas sombras dos manguezais, e os sons dos pífaros repercutiam intensamente, encantando rendeiras, pescadores, agricultores e familiares dos pequeninos músicos.
O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas. As mangueiras já não eram suficientes para abrigar os participantes e em 1996 os pequeninos estavam ocupando espaço apropriado na primeira sede da instituição. A partir daí foi possível a implantação de um programa pedagógico permanente, que gerou vários grupos musicais artísticos, dentre eles a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz, criada com apoio do maestro João Carlos Martins, sob a regência do maestro Ênio Antunes. Outras conquistas merecem destaque: o Centro Cultural, parceria com a Fundação Vitae e o Teatro Escola da Tapera das Artes, com recursos não reembolsáveis do BNDES; ambos oferecem ações formativas de relevância para a cultura no Estado do Ceará.
O compartilhamento é parte do DNA da Tapera das Artes, que desde sua fundação vem cumprindo um importante papel no seu território, município de Aquiraz, litoral leste do Ceará, propiciando a formação integral, desenvolvimento do potencial humano, suas competências e habilidades, e o enriquecimento cultural de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, moradores da região, com oferta de vários projetos e programas que têm como eixo central a música, mas que trabalham a formação do ser para posturas cidadãs ao longo da vida.
Encontro Mestre & Aprendiz – Alma Gêmeas apresenta “ O Pulso: movimento de mão e do corpo “
Residência Artística
Quando: De 23 a 27/07
Local: Centro Cultural da Tapera das Artes
Concerto “O Pulso: movimento de mão e do corpo”
Quando: 27/07 (sábado), às 17h
Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca)
Informações: (85) 3361-2704 / 987548496
ACESSO GRATUITO
Tapera das Artes
http://www.taperadasartes.org.br/
Facebook: Tapera das Artes
Instagram: @taperadasartes_