A TIM apresentou um lucro líquido normalizado em 2018 de R$ 1566 milhões, alta de 26,6% ano a ano. A empresa encerrou 2018 com o maior EBITDA anual de sua história, R$ 6.563 milhões, um crescimento de 10,3% em relação a 2017. A empresa se manteve na liderança da cobertura 4G, totalizando 3272 cidades, uma expansão de 38% em relação a igual período de 2017. A rede de quarta geração da operadora já cobre 93% da população urbana do país, atingindo 34,5 milhões de usuários. Com isso, 76% do tráfego de dados dos clientes da TIM foram realizados no 4G no período, alta de 16 p.p. em relação a igual trimestre do ano anterior.
“Apesar de ser um ano de vários desafios, entregamos tudo o que prometemos no início de 2018. Nosso foco na execução nos permitiu alcançar números recordes de EBITDA e Margem, além de gerar caixa sólido e dar continuidade aos fortes investimentos em infraestrutura. Em 2019, continuaremos a sustentar resultados positivos com foco na nossa missão de nos tornarmos a operadora mais amada e a empresa mais rentável do mercado”, analisa Sami Foguel, CEO da TIM BRASIL.
A rede de quarta geração na frequência 700 MHz já está habilitada em 1.426 cidades de todo o Brasil, um crescimento de 55,7% em relação a 2017. Outro destaque é a oferta da tecnologia VoLTE (voz em alta definição) em 2.522 cidades, expansão de 74,5% no ano.
A TIM também segue com a instalação de Biosites, solução para adensamento da rede de acesso móvel (antenas/torres) em harmonia com urbanismo e o meio ambiente. O projeto é capaz de agregar equipamentos de telecomunicações 3G e 4G, iluminação e câmeras de segurança, além de ter menor custo e mais rápida instalação. No 4T18, a operadora alcançou um total de 841 Biosites ativos pelo país, um crescimento de 62% em relação a 2017.
No Nordeste
Com atenção voltada para a qualidade dos serviços e ampliação da sua abrangência, a TIM chegou ao final de 2018 na liderança de mercado no Nordeste – 28,73% de Market Share (segundo dados da Anatel). Num cenário ainda bastante desafiador e competitivo, a companhia ampliou a capilaridade abrindo 440 novos pontos de venda na região, entre revendas de parceiros, lojas próprias, varejo e lojas máster (em cidades de interior). Sem contar com os novos pontos de distribuição (pequenos comércios que fazem venda de chips e recarga). Um grande marco do ano foi a inauguração e reinauguração de 11 lojas no formato digital no Nordeste. Elas são a prova do empenho da TIM em proporcionar aos clientes experiências diferenciadas de atendimento e um contato mais interativo com a marca e seus produtos.
A empresa também continuou investindo forte em infraestrutura, ampliando a sua rede 4G e 4,5G. Na região, chegou a 914 cidades cobertas com a tecnologia de quarta geração e mais de 350 cidades com disponibilidade do 4,5G. A exploração da nova faixa de 700Mhz, se manteve como alavanca de melhoria de qualidade. Já são quase 700 cidades com a frequência em uso no Nordeste, proporcionando maiores experiências de uso dos serviços 4G (incluindo voz) em ambientes fechados.
“Continuar na busca por uma melhor experiência para o cliente requer ampliar nosso atendimento para as novas cidades do interior, reforçando nosso compromisso com a qualidade do atendimento”, comenta Daniel Moreira, diretor de Vendas da TIM no Nordeste. Para 2019, o foco da companhia é continuar expandindo a sua presença nas grandes cidades e também no interior. Serão mais 41 lojas somente entre revendas e próprias, além de diversos pontos de venda máster e de varejo em toda a região Nordeste.
Os aportes em infraestrutura também serão robustos com expansão da fibra ótica e ampliação de capacidade 4G usando as frequências ociosas em 1800 e 2100 MHz (das redes 2G e 3G), para suportar o crescimento dos serviços móvel e fixo. Atenção também para a instalação novos biostes em toda a região, ampliando a cobertura e reforçando a qualidade com uma solução sustentável de estação, que tem aparência de um poste metálico e congrega dentro dele os componentes de uma torre.
A TIM no Ceará
Em 2018 a TIM reforçou a sua atuação com a abertura de 70 novos pontos de venda no Ceará. Destaque para a loja própria do North Shopping Fortaleza, que foi reinaugurada no formato 100% digital.
A cobertura 4G, que já era ampla no Estado, chegou a 140 cidades, mantendo a companhia como líder de abrangência. Falando no 4,5G, já são 74 cidades usufruindo dessa tecnologia, que proporciona uma maior velocidade e estabilidade na navegação.
A expansão do 4G em 700 MHz levou a TIM a 110 cidades na nova frequência, que permite maior penetração em ambientes fechados, e a disponibilidade do VoLTE chegou a 132 municípios cearenses.