Dando continuidade ao plano de expansão da tecnologia 4G em todo o país, a TIM ativou só no último mês sua rede de quarta geração em mais de 170 novas cidades. A maioria na região Nordeste. Algumas delas foram cobertas através da nova frequência de 700MHz, que permite maior alcance do sinal e aumento da velocidade de navegação na internet móvel. No Ceará foram treze novos municípios contemplados com essa faixa: Aquiraz, Acopiara, Caririacu, Carnaubal, Granja, Ico, Ipueiras, Jaguaribara, Jaguaribe, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Missão Velha e Pedra Branca.
Em mais sete outras localidades, de diversas regiões do estado, os cearenses também passaram a contar com o 4G da operadora. São elas: Paraipaba, Pentecoste, Altaneira, Araripe, Brejo Santo, Santana do Acarau e Tiangua.
Atualmente cerca de 114 municípios contam com cobertura 4G da TIM. A expectativa é chegar até o final do ano com mais de 140 cidades contempladas com a tecnologia em todo o Estado, sendo mais de 100 com a frequência de 700 MHz. Vale destacar que a empresa foi a primeira a liberar o uso do 4G na nova faixa em Fortaleza e em todas as capitais do Nordeste, independente do desligamento do sinal analógico de TV, graças ao projeto de mitigação de interferências realizado junto à Anatel.
“A exploração da faixa de 700 MHz é estratégica para nós avançarmos rumo ao incremento da performance da rede de quarta geração bem como para o processo de digitalização do país. Com a ativação do 4G na frequência de 700 MHz, o refarming da faixa de 1.800 MHz e a introdução de novas tecnologias, como o VoLTE, que já está disponível em Fortaleza, vamos reafirmar cada vez mais nossa liderança expandindo o alcance e a qualidade da banda larga móvel no CE e no Brasil”, afirma Ageu Guerra, Gerente de Engenharia de Redes da TIM Nordeste.
Por ser uma frequência mais baixa, o alcance de cobertura do 700 MHz pode ser quatro vezes maior comparado ao da faixa de 2600 MHz, além de proporcionar uma maior penetração do sinal em ambientes fechados como residências, escritórios e centros comerciais, por exemplo.
Convém ressaltar ainda que todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já operam na frequência de 700MHz. As ofertas de dados da operadora se mantêm igual, sem qualquer reajuste de preços por conta da inovação. A operadora adquiriu o direito de na nova faixa após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em setembro de 2014 com um investimento de quase R$ 3 bilhões nessa aquisição.