A TIM se tornou a operadora líder em população coberta pela tecnologia 4G no Brasil, alcançando 59% de toda a população urbana do país. Com essa expansão, mais de 100 milhões de habitantes de 411 cidades brasileiras passam a contar com a cobertura de internet móvel de quarta geração da operadora. Em setembro do ano passado, a companhia já tinha atingido a liderança em número total de cidades cobertas.
O ano de 2015 foi um marco na cobertura 4G da TIM. Ao longo do ano, a operadora levou a tecnologia a 366 novas cidades – cerca de quinze vezes mais do que no ano anterior. No estado do Ceará os novos municípios que agora possuem a quarta geração do sinal da TIM disponível são: Caucaia, Juazeiro do Norte e Maracanau. Fortaleza também possui cobertura 4G.
“Nós cumprimos nossa meta, que era mais do que dobrar a população coberta e saltar de 45 para mais de 400 cidades atendidas em apenas um ano. Esse crescimento se deve à estratégia da TIM de levar a melhor experiência no uso de dados para seus clientes suportado pelo plano de crescimento da rede de fibras óticas, que hoje conecta mais de 65% das estações 4G (FTTS – Fiber To The Site]. Em 2016, iremos acelerar o ritmo dessa expansão e alcançar mais de 1.000 cidades com a rede 4G, além de manter nossos investimentos em inovação para pavimentar o caminho do 5G no Brasil”, explica Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil.
De acordo com o executivo, para atingir esse patamar, a TIM utilizou as vantagens do refarming, reaproveitamento, da faixa de 1800 MHz dedicada ao 2G para a oferta do 4G que possui um alcance maior do que a frequência utilizada pelo mercado (2,6 GHz). Com a ampliação do número de cidades, a TIM está levando sua cobertura de quarta geração para outros municípios além dos estipulados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O Fiber-to-the-Site (FTTS), projeto da TIM que leva fibra óptica aos sites, também avançou significamente paraproporcionar mais velocidade de internet e estabilidade de rede, garantindo uma maior qualidade no serviço prestado aos clientes. Atualmente, 65% das antenas 4G já contam com fibra óptica.
Recorde também na cobertura 3G
A TIM mantém seus investimentos na expansão da rede 3G e encerrou 2015 com a entrega recorde de cidades nos últimos sete anos. Em 2014, foram 336 novos municípios atendidos, contra 503 neste último ano, o que representou o maior crescimento anual em número absoluto. Atualmente, 1839 cidades possuem a rede 3G da operadora, abrangendo 82% da população urbana do país.
De acordo com os dados do plano industrial da companhia, a TIM é a operadora brasileira com o maior investimento em telefonia móvel: são R$ 14 bilhões no triênio 2015-2017 – 90% desse montante voltados à infraestrutura, com ênfase na expansão e qualificação das redes 4G e 3G.
Sobre a TIM
A TIM é a segunda maior operadora do Brasil e a empresa líder do segmento pré-pago. Atualmente, possui mais de 72 milhões de clientes e 26,3% de market share.
A companhia tem como missão conectar a sociedade e cuidar de cada cliente para que todos possam fazer mais, potencializando a vida dos usuários por meio dos seus serviços de comunicação. Para isso, além de focar na inovação e acessibilidade, a TIM prioriza a qualidade da sua rede e atendimento. Uma prova desse compromisso é o investimento de R$ 14 bilhões destinados para a operação brasileira no triênio que vai até 2017.
A transparência também é um pilar da operadora. A TIM é a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de fazer parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2). Vale ressaltar também as iniciativas do Instituto TIM (www.institutotim.org.br), que buscam criar e potencializar recursos estratégicos para a democratização da ciência e inovação no Brasil.
Para mais informações, acesse www.tim.com.br, www.twitter.com/timbrasil ou www.facebook.com/timbrasil.
- postado por Oswaldo Scaliotti