Os resultados do 1º trimestre de 2016 refletem avanços importantes da TIM, em linha com seu plano estratégico. Os primeiros meses do ano ainda são influenciados pelas adversidades do cenário macroeconômico, impactando a receita líquida e o lucro no período, mas a companhia começa a colher os resultados dos sólidos investimentos em sua rede de banda larga móvel e de sua capacidade de inovar em ofertas e serviços.
A operadora manteve a liderança na cobertura 4G, chegando a 439 cidades, o que contribuiu para a TIM manter o crescimento da receita com dados, que já representa 43% da receita líquida de serviços móveis. Com cerca de 70% dos seus clientes nas tecnologias 3G e 4G, a operadora manteve-se sólida em meio a um movimento da desaceleração do uso de voz registrado pelo setor. O protagonismo da TIM, que se antecipou às tendências de mercado e apresentou um portfólio completamente renovado no segundo semestre de 2015, facilitou o caminho para uma reação rápida às transformações de comportamento dos usuários, cada vez mais interessados em internet móvel e em novas formas de se comunicar. Com rigoroso controle sobre gastos, a companhia obteve 16% de queda no custo normalizado(1) da operação, alcançando 40% da meta de redução de R$ 1 bilhão, estabelecida pelo Plano de Eficiência para o período de 2015 a 2017 e uma margem normalizada de resultados operacionais de 30,2% (margem Ebitda) entre os maiores do setor no país.
“O cenário da economia no país continua desafiador, mas a companhia está preparada para o novo momento das telecomunicações no Brasil. A TIM é líder na cobertura 4G graças a investimentos contínuos que colocam os clientes em vantagem para navegar, usar a melhor tecnologia de banda larga móvel e para se comunicar mais. A forma de encarar os desafios e de entender as necessidades do usuário estão traduzidas na nova marca e no novo posicionamento apresentado ao mercado, com o mote ‘evoluir é fazer diferente’. A TIM evolui juntamente com os clientes, com foco na melhor experiência de uso assegurada por investimentos em cobertura, capacidade e qualidade da rede.” Rodrigo Abreu, TIM Brasil
A força dos dados
No último trimestre, os resultados positivos do novo portfólio cresceram na medida em que as ofertas atraíram mais consumidores de dados e de maior ARPU (Receita Média por Usuário). O salto de 26,3% da Receita Líquida Inovativa, totalizando R$ 1,32 bilhão também foi impulsionado pela migração de clientes para o 4G, tecnologia utilizada atualmente por 14% da base de clientes da TIM. Seguindo a tendência de mercado, o BOU (bytes de uso) aumentou cerca de 48% em comparação ao 1T15, enquanto a penetração de smartphones atingiu 68,1% da base, contra 55,1% no mesmo período do ano anterior.
Foco no investimento em infraestrutura
Mais de 88% do total de investimentos (R$ 710 milhões) realizados no primeiro trimestre de 2016 foram em infraestrutura, especialmente na expansão das redes 3G e 4G, o que vem garantindo mais qualidade e melhor experiência de uso. A TIM manteve a liderança na cobertura de quarta geração: em relação ao 1º trimestre de 2015, ampliou de 63 para 439 o número de cidades cobertas; de 4 mil para 8 mil o número de sites, alcançando 60% da população urbana. A receita líquida de serviços fixos fechou o trimestre com um crescimento de 14% comparado ao mesmo período do ano passado. O serviço TIM Live alcançou 256 mil clientes e lidera, por nove meses consecutivos, o ranking de qualidade do serviço Netflix.
“O Brasil conheceu o novo posicionamento da TIM. A Atual visão da companhia reforça o seu pioneirismo, a transparência, a coragem, o compromisso com a qualidade e o foco permanente em inovação. Tenho confiança na capacidade da empresa de seguir evoluindo a partir dos fundamentos sólidos construídos até aqui. Isso porque a TIM sabe fazer a diferença, oferecendo ao mercado respostas rápidas às transformações tecnológicas e às tendências de comportamento e buscando assegurar, sempre, a melhor experiência a seus clientes. Como destacado na nova assinatura:“ Evoluir é Fazer Diferente”. Rodrigo Abreu TIM Brasil
- postado por Oswaldo Scaliotti