Em evento exclusivo para convidados, o Visite Ceará, entidade que contribui para o fortalecimento econômico da cadeia produtiva de eventos e do mercado de turismo local, divulgou o relatório de 2019 relacionado a pesquisa de impacto econômico do turismo de eventos realizados em Fortaleza. O balanço constatou que os turistas que vieram para eventos do calendário do Visite Ceará gastaram ao todo R$ 346,5 milhões reais, o que representou a chegada de 143,3 mil turistas e R$ 119,82 milhões na arrecadação do Governo sob forma de taxas e tarifas.
De acordo com a presidente da Instituição, Ivana Bezerra, a economia está diretamente ligada ao turismo de eventos e impulsiona positivamente a economia do Estado. “O Ceará tem se consolidado com um dos destinos do Brasil mais atrativo para eventos, não só pela infraestrutura que oferece, mas também pelo atendimento personalizado. Neste ano, geramos também 29,81 mil empregos formais e informais para as pessoas de Fortaleza”, disse.
Ainda sobre o perfil do turista, o Visite Ceará informou que 70% deles têm como objetivo participar de eventos, principalmente institucionais como congressos e workshops, com a incidência de 60% do público de graduados. Outro dado relevante apresentado pela presidente Ivana Bezerra é que 35,7% destes turistas são do sudeste do País. “Nós estamos cada vez mais trabalhando em cima desses eventos que ajudam a movimentar a economia como um todo. O Visite Ceará apoiou e captou 58 eventos e estamos em processo de captação de mais 26, porque acreditamos e temos dados relacionados de que o turismo de eventos tem grande potencial para explorar”, disse.