Sinal analógico de TV foi desligado em Fortaleza e outras 14 cidades
A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pela digitalização da TV no Brasil, passa por mais uma etapa do desligamento do sinal analógico no País. Hoje foi desligado o sinal analógico de TV na região de Fortaleza, com 15 cidades tendo o sinal desligado simultaneamente. A homologação foi feita por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, após apresentação do resultado da pesquisa do Ibope que aferiu que 92% dos domicílios estão preparados para a TV Digital.
A partir de agora mais de 1,2 milhão de domicílios em toda a região passam a assistir aos canais abertos de televisão apenas pelo sinal digital, que transmite a programação gratuitamente com imagem e som de cinema.
A Seja Digital também é responsável por distribuir kits gratuitos às famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. No total, mais de 515 mil kits já foram distribuídos gratuitamente para essas famílias. A Seja Digital continuará com a ação por, pelo menos, mais 30 dias para as pessoas que ainda não puderam agendar e retirar os seus kits.
Os canais de atendimento da entidade também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica gratuita 147 estarão disponíveis para os moradores da região que ainda tiverem alguma dúvida sobre o sinal digital e como fazer para recebê-lo corretamente.
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.
- postado por Oswaldo Scaliotti