Otimização de perfis corporativos, atendimento em ambiente privado e uso de automação estão entre as possibilidades da TBS
O Twitter lança nesta quinta-feira (30) a Twitter Business Solutions (TBS), plataforma para facilitar a comunicação entre marcas e consumidores. Entre as possibilidades da TBS, estão, por exemplo, a otimização dos perfis corporativos no Twitter, o atendimento ao cliente também em ambiente privado e o uso de automação de mensagens (“bots”) de acordo com o objetivo de negócios de cada cliente. A FCA, primeiramente com o perfil Fiat (@FiatBR) e depois com Jeep (@JeepdoBrasil), a Oi (@digaoi) e a Budweiser (@Budweiser_Br) são as primeiras a utilizar a TBS no Brasil, com projetos em desenvolvimento.
Daniel Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter para América Latina, destaca que o Twitter é um ambiente naturalmente utilizado pelos consumidores para conversar com marcas. “Dos usuários do Twitter, 80% seguem pelo menos uma conta de marca, e as diversas funcionalidades que desenvolvemos vão facilitar essa conversa”, afirma.
Entre as soluções que a TBS pode oferecer à Fiat, está o atendimento automatizado via Mensagem Direta (DM) no Twitter, que permite responder de maneira inteligente e automática, em ambiente privado, a perguntas dos consumidores, como sobre características e preços de veículos, localização da concessionária mais próxima, agendamento de revisões, solicitação de catálogo, orçamentos, entre outras possibilidades.
“A parceria com o Twitter só reforça o compromisso da FCA de estar sempre buscando o melhor em tecnologia e inovação para suas marcas, e Fiat sempre foi pioneira em fazer isso. Mais uma vez, saímos na frente, com uma ferramenta essencial e usando as plataformas digitais, que é onde o nosso consumidor está. Nossos objetivos são o de conhecer melhor o consumidor e entender suas preferências. E assim oferecer um maior entendimento dos nossos produtos”, diz Malu Antonio, gerente de marketing e comunicação para marcas FCA Latam.
A Oi (@digaoi) utilizará o conjunto de soluções para negócios do Twitter para melhorar a experiência dos seus clientes. O desenvolvimento de um atendimento a consumidores no ambiente privado das Mensagens Diretas (DMs) está na estratégia de relacionamento digital da operadora com seus clientes.
“A parceria é mais uma iniciativa de aproximação do cliente com a Oi em seus canais digitais. A TBS viabilizará um canal direto de comunicação privada do usuário com a empresa, que vai poder oferecer informações e soluções em tempo real e de forma pessoal”, diz Bernardo Winik, diretor de varejo da Oi.
Já a Budweiser (@Budweiser_Br) planeja utilizar a TBS para impactar usuários em dias de jogos da NBA e permitir que eles façam o pedido de Budweiser gelada por meio de Mensagens Diretas no Twitter. A entrega da cerveja será feita em até uma hora pelo Zé Delivery, serviço de entregas de cerveja.
“Para Budweiser é super importante estar mais próxima do consumidor, e queremos fazer isso cada vez mais de uma forma natural e relevante. O projeto com a TBS vai ser fundamental para entregarmos valor para o fã da marca no momento certo”, afirma Lucas Oliveira, digital manager for premium brands.
Características da TBS
No perfil corporativo da marca no Twitter, é possível, por exemplo, levar ao consumidor informações sobre o horário de atendimento da empresa, ter um botão em destaque para iniciar uma conversa privada via Mensagem Direta (DM), e obter prioridade nos resultados de buscas feitas na plataforma. As marcas podem ainda, por meio da geolocalização, saber quais clientes estão próximos a suas lojas para oferecer promoções, por exemplo.
Outro recurso permite à marca incluir nas conversas de atendimento via DM um menu com alternativas de resposta para agilizar e baratear o processo. A empresa pode ainda ativar um “bot” que reconhece palavras enviadas nas mensagens e responde ao consumidor de forma automatizada, sem necessidade do menu.
E para que a marca possa medir o engajamento de consumidores com o perfil corporativo, existe um painel de controle, que permite ainda agendar Tweets e configurar mensagens automáticas e customizadas de boas-vindas.
O Twitter oferece consultoria nos projetos atuais da TBS e está em fase de construção de um ecossistema de empresas que serão responsáveis por desenvolver as soluções para as marcas a partir da plataforma, de acordo com os objetivos de negócio de cada uma.
Sobre o Twitter
O Twitter mostra o que está acontecendo no mundo agora. Desde últimas notícias e entretenimento até esportes e política, ou de grandes eventos a interesses cotidianos, se algo está acontecendo em qualquer lugar, acontece primeiro no Twitter. O Twitter é o lugar onde a história completa se desenrola com todos os comentários em tempo real e onde eventos ao vivo ganham vida, diferente de qualquer outro lugar. O Twitter está disponível para 319 milhões de usuários ativos mensais em mais de 40 idiomas em todo o mundo. O serviço pode ser acessado pelo Twitter.com e em uma variedade de dispositivos móveis. Para mais informações, visite about.twitter.com ou siga @Twitter.
Sobre FCA
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o sétimo maior fabricante mundial de automóveis, desenvolve, projeta, fabrica e comercializa automóveis, veículos comerciais leves, componentes e sistemas de produção em todo o mundo. As marcas do Grupo são: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Ram, SRT, Ferrari and Maserati, além de Mopar (de peças e serviços). Os negócios da FCA também incluem a Comau (sistemas de produção), Magneti Marelli (componentes) e Teksid (fundição em ferro e alumínio). O Grupo provê ainda serviços financeiros em apoio ao varejo e concessionárias por meio de suas subsidiárias joint ventures e acordos comerciais com provedores especializados. A FCA é um grupo automobilístico internacional envolvido em atividades industriais no setor automotivo por meio de companhias localizadas em 40 países e tem presença comercial em aproximadamente 150 países.
Sobre a Oi
A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura, transmissão de voz local e de longa distância e tem, atualmente, a maior rede wi-fi do Brasil. A companhia está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população. Além de serviços de telecomunicações para os mercados varejo e corporativo, a Oi oferece soluções de TI inovadoras, hospedadas em plataforma de computação em nuvem, para empresas de todos os portes.
Sobre a Budweiser
A cerveja lager mais famosa do mundo, acredita que para ter atitude e ser autêntico, você deve viver em seus próprios termos, sem se importar com o que os outros pensam. Como o tema de campanha #DeixeQueDigam lançado em 2016, a marca contesta os julgamentos e as verdades impostas pelos outros, afinal, só uma cerveja que é feita da mesma forma há 140 anos poderia abraçar essa causa.