Startup vencedora será premiada com 50 mil euros; interessadas devem se candidatar até 10 de setembro pelo sitewww.edpstarter.com/openinnovation
A terceira edição do concurso global EDP Open Innovation encerrará suas inscrições em 10 de setembro. Empreendedores com soluções inovadoras para o setor de energia poderão concorrer ao prêmio por meio do site www.edpstarter.com/openinnovation.
Nessa edição, o concurso focará em projetos relacionados às grandes tendências do segmento: descarbonização, com o uso crescente de fontes renováveis; descentralização, com o aumento da geração distribuída; e digitalização, com a busca por serviços mais inteligentes e conectados.
Depois de encerrada a fase de inscrições, um júri especializado escolherá dez startups que, em outubro, serão levadas para participar do programa em Lisboa, promovido pela EDP em conjunto com a Beta-i, uma das principais aceleradoras europeias.
A melhor equipe será premiada com 50 mil euros para investir em seu negócio, e os três primeiros lugares terão a oportunidade de participar do Web Summit, evento internacional de tecnologia e empreendedorismo, realizado anualmente em Portugal.
No Ceará, a EDP é responsável pela UTE Pecém I, sediada no município de São Gonçalo do Amarante. Em operação desde 2012, a Usina gera 370 empregos diretos e 1.053 empregos indiretos. A atividade da termelétrica foi responsável pela transformação do Ceará de estado importador em exportador da energia elétrica.
Ecossistema empreendedor
Além do EDP Open Innovation, a Companhia desenvolve iniciativas como o concurso EDP Starter Brasil, programa de aceleração que chega em 2018 à sua segunda edição oferecendo três meses de mentoria a equipes com soluções voltadas para o setor elétrico. A Empresa também criou o primeiro veículo de investimentos de Venture Capital do mercado energético brasileiro, a EDP Ventures Brasil, que vai disponibilizar inicialmente R$ 30 milhões para o financiamento de startups.