O “Conecta – Festival Artes sem Fronteiras” está chegando ao fim, mas ainda tem muita coisa agendada para o último dia. Um domingo especial para as crianças está programado na Praça Clóvis Bevilaqua, a partir das 16 horas, com piquenique, bloco de carnaval, pula-pula, e uma Aula Show gastronômica com o chef Fernando Barroso, ensinando aos pequeninos como preparar um gostoso hambúrguer. Também, para este domingo (27), estão programadas, a partir das 18 horas, as apresentações musicais de: Casa de Velho, Mad Monkees, Marieta, Projeto Rivera e Tripulantes da Sabiabarca.
O evento tem entrada gratuita acontece na Praça recém-reformada, localizada em frente à Faculdade de Direito e ao lado da Casa do Barão de Camocim, imóvel tombado como patrimônio histórico municipal e que recebe a edição anual da Casa Cor.
O “Conecta – Festival Artes sem Fronteiras” é promovido pelo Instituto Solaris e tem o apoio cultural da TIM, do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura (Secult) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura (Secultfor).
Gastronomia ao vivo”
Com 8 tendas gastronômicas com comidas genuinamente cearenses, o “Conecta – Festival Artes Sem Fronteiras” realiza Aulas Shows para o público. Além da aula com o renomado chef Fernando Barroso, que ensinará à criançada como elaborar um delicioso hambúrguer, o último dia apresentará, na tenda da Boa Praça, a aula “Tilápia Cozida ao Natural no Cajá Umbu”, com o chef Élcio Nagano, às 20 horas. Élcio Nagano é chef de cozinha com reconhecimento nacional e coordenador do curso de gastronomia da Faculdade Fanor-Devry.
Para a participação na Aula Show, os 20 primeiros que se inscreverem na tenda terá a oportunidade de degustar o prato feito durante a aula. Todos podem assistir, mas somente os primeiros 20 inscritos terão a chance de provar.
Mostra de Design, Moda e Artesanato
O artesanato cearense, considerado um dos mais ricos e diversificados do país, possui ampla repercussão e reconhecimento no Brasil e em outros países, seja pela qualidade dos artistas e profissionais envolvidos, seja pela beleza e criatividade de suas produções amplamente consumidas em diversos pontos de venda da capital e interior. Durante todos os cinco dias de “Conecta – Festival Artes sem Fronteiras”, a partir das 17 horas, haverá Mostra de Design, Moda e Artesanato realizada sob a curadoria do Babado Coletivo, com 50 artesãos selecionados, criadores e designers que trarão produtos de diversos gêneros e estilos.
Sobre Casa de Velho
Casa de Velho surge no início de 2015, do encontro das composições de Mateus Mesmo e a musicalidade de Plínio Câmara. Assistir a uma apresentação da Casa de Velho é agregar mais um sentido na experimentação da musica. Além de um show musical o que se vivência é também um show cênico forte. Bonecos (Parte de um pesquisa do Grupo Formosura com bonecos geminados), mascáras(Feitas com material reciclado) e cenários compõem a performance da banda no palco.
Sobre Mad Monkees
Quarteto de Stoner Rock, formado em março de 2015 por Felipe Cazaux (guitarra/voz), Hamilton de Castro (baixo), Capoo Polacco (guitarra) e PH Barcellos (bateria). O som dos Mad Monkees é pesado e ao mesmo tempo muito acessível, até mesmo aos ouvidos mais sensíveis. Pois, a experiência que os músicos trazem na bagagem, pode ser facilmente percebida no bom gosto dos timbres e na simplicidade bem elaborada dos arranjos.
Sobre Projeto Rivera
A Rivera, tanto em Fortaleza (CE), terra natal da banda, quanto em outras cidades como Juazeiro do Norte(CE), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), já acumula ótimas experiências em seus shows. No ano de 2015, eles participaram do Festival MADA, em Natal, depois de uma concorrida seleção que envolveu votação na web, demostando o fortíssimo engajamento que a banda mantém com o público através das suas redes, fruto do seu próprio gerenciamento de social media. A banda, que é composta por Victor Caliope (vocal), Gabriel Fontenele (baixo), Bruno Santos (guitarra), Matheus Brasil (bateria) e Flávio Nascimento (guitarra), vem traçando com vontade e determinação o que eles decidiram para as suas vidas: construir uma carreira de sucesso dentro da música.
Sobre Tripulantes da Sabiabarca
Tripulantes da Sabiabarca é um grupo independente formado por Ilya Borges, Carlos Hardy e Diego Ramires. Juntos misturam ritimias Afro Brasileiras com Psicodelia e Performance para a construção de seus espetáculos. Surgiram em 2014 na Bienal Internacional de Dança do Ceará de Par em Par e desde 2015 vem apresentando o espetáculo Céu e Mar, que já circulou pela Bahia e pelos principais festivais e palcos que de incentivo e fomento a música local. As composições autorais e em parcerias com amigos, assim como as releituras, falam sobre as inquietações do grupo envolvendo o imaginário, o clichê e as complexidades da vida contemporânea. Na Sabiaguaba, litoral de de Fortaleza, vivem e mantém a Casa Um, espaço de produção e fruição musical genuinamente cearense.
Conecta – Festival Artes sem Fronteiras
Data: 27 de novembro (domingo)
Local: Praça Clóvis Bevilacqua, em frente à Faculdade de Direito.
Horários: De 16 horas às 23 horas
Entrada: Gratuita
- postado por Oswaldo Scaliotti