Hoje, terça-feira (30) é o último dia para o contribuinte enviar o formulário de Imposto de Renda 2019. Até a última segunda-feira a Receita Federal tinha arrecadado 25,2 milhões de formulários, no entanto o Fisco espera que 30,5 milhões de brasileiros prestem contas com o leão. A multa mínima para quem não conseguir enviar as informações dentro do prazo é de R$ 165,74, e máxima de 20% do imposto sobre a renda devido.
O professor Fellipe Guerra aconselha ao contribuinte enviar os dados à Receita, mesmo que com algumas informações pendentes. “O prazo se encerra às 23h59m59s, o contribuinte que ainda está reunindo informações, deve priorizar os informes de rendimento (trabalho assalariado, investimentos financeiros, entre outros), o importante é enviar dentro do prazo, e caso seja necessário, enviar, posteriormente à Receita uma correção,”pontua o professor.
Para fazer a retificação, o contribuinte precisará do número de recibo da declaração original (que está com erro, ou incompleta), caso seja feito uma ou mais retificações do IRPF 2019, deverá usar o número do recibo mais recente, esclarece Fellipe.
Sobre Fellipe Guerra
Fellipe é um dos principais professores nas áreas contábil e tributária do Brasil. Contador e autor do Livro “Descomplicando o SPED”, Tributarista Formado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT, Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC e faz doutorado em Ciências da Informação na Universidade Fernando Pessoa em Portugal. É coordenador do MBA em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária do IPOG, sendo eleito um dos contadores mais influentes da internet e é sócio do Grupo Compliance.