O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e coordenador da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), Honório Pinheiro, assinou hoje (26), no Palácio do Planalto, um protocolo de intenções com o Governo Federal, o Plano Progredir. As sete entidades que formam a UNECS serão parceiras no projeto que prioriza a geração de empregos para famílias de baixa renda.
O evento contou também com a presença do presidente da República, Michel Temer, do ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra, do ministro interino do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, e do presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda.
Sobre o Plano Progredir
O Plano progredir tem a meta de capacitar e emancipar financeiramente famílias beneficiárias do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais. A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Social é emancipar até um milhão de famílias nos próximos dois anos. A iniciativa tem ações de capacitação, incentivo ao empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho e vai disponibilizar R$ 3 bilhões por ano em linha de microcrédito para o público-alvo investir em pequenos negócios.
A ideia é que, com o tempo, os beneficiários possam ter meios de garantir ganhos e não dependam mais dos programas de transferência de renda e do Bolsa Família. O ministro do MDS, Osmar Terra, disse que o Progredir busca avançar para a inclusão produtiva.
O Progredir funcionará de forma articulada entre parceiros públicos e privados.
- postado por Oswaldo Scaliotti